3 ações de marketing jurídico que o escritório em expansão pode adotar

Publicado em:

Um bom marketing jurídico é uma estratégia fundamental para um escritório de advocacia em expansão. De acordo com as normas do Código de Ética e Disciplina da OAB, é possível adotar práticas e estratégias de publicidade que, além de agregar valor à marca e prospectar clientes, contribuem para aumentar o networking e posicionar melhor o escritório no mercado.

Separamos 3 ações de marketing jurídico que você não pode deixar de fazer no seu escritório!

Marketing de conteúdo

Você elabora conteúdos relevantes, valiosos e atrativos para potenciais clientes? Essa é a base do marketing de conteúdo, um tipo de publicidade em que a marca é encontrada por um indivíduo, prática contrária ao marketing tradicional que vai atrás de potenciais clientes, postura considerada mais agressiva e pouco amigável.

A estratégia desse tipo de inbound marketing se baseia em definir um público-alvo e planejar a elaboração de conteúdos que possam interessar a ele. Webinars, textos em blogs, vídeos para YouTube, infográficos e outras mídias são muito eficientes. Eles são disparados no site e no blog do escritório, bem como nas redes sociais e por e-mail marketing.

Site e blog

O site é o cartão de visitas virtual de um escritório de advocacia. Ele demonstra aos clientes profissionalismo, credibilidade e transparência, sendo um canal de relacionamento direto e informação. O blog, em geral, faz parte do site e é o veículo responsável por conter todo o conteúdo relevante que destacamos anteriormente.

Redes sociais e e-mail marketing

As redes sociais e o e-mail marketing são formas de fazer com que o conteúdo relevante chegue até os potenciais clientes. Sem eles, o marketing jurídico não é tão eficiente, uma vez que boa parte da população utiliza e-mail, Facebook e Instagram o tempo todo. E também esses veículos são as melhores formas de interação com o público-alvo.

Promoção de eventos para clientes

Uma forma pouco explorada de marketing jurídico é a promoção de eventos para clientes. Coloque-se no lugar de um cliente do escritório e veja qual sua reação ao receber o convite para uma confraternização de aniversário do escritório ou de fim de ano. Certamente, você se sentirá prestigiado pelos profissionais que cuidam de questões delicadas na sua vida. Afinal, ninguém começa um litígio judicial ou procura um advogado se viver num “mar de rosas”.

Esses eventos são muito importantes para fidelizar a carteira de clientes do escritório. E um cliente satisfeito significa indicação. A chance de ele indicar o escritório de advocacia a um familiar ou amigo cresce muito se ele se sente bem tratado.

Por isso, não pense nesses eventos como um gasto, mas como um investimento na prospecção de clientes.

Participação em eventos jurídicos

Outra ação de marketing jurídico que o escritório em expansão pode adotar é incentivar todos seus profissionais a estarem presentes nos eventos de Direito. Frequentemente, a Ordem dos Advogados do Brasil promove eventos comemorativos que visam a integração dos profissionais. Congresso, feiras e conferências também são oportunidades imperdíveis que facilitam o networking e contribuem para aumentar a visibilidade do escritório, além de aprimorar os conhecimentos profissionais.

Nunca é demais lembrar que um networking (rede de contatos) bem feito aumenta a chance de conseguir indicações e de estabelecer parcerias na advocacia. Se outros colegas conhecem o trabalho realizado pelo seu escritório e veem que seus profissionais são comprometidos e capacidades, é um grande passo para prospectar clientes.

As parcerias de negócio podem, inclusive, ser um catalisador do crescimento do escritório. Muito se vê parcerias entre negócios de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, Direito Empresarial e Direito Tributário, dentre outras áreas mais afins.