5 Motivos para o seu escritório de advocacia ter a tecnologia aliada em sua gestão.

Publicado em:

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Quantas soluções tecnológicas você utiliza na gestão do escritório de advocacia? Você sente que elas funcionam para a organização dos processos internos, para prestar um melhor atendimento ao cliente e para otimizar seus resultados?

Sem dúvidas, a tecnologia pode ser uma grande aliada na advocacia. As inovações a serviço dos advogados podem trazer benefícios para o negócio e para as pessoas envolvidas.

Mas antes de sair por aí contratando e adquirindo ferramentas tecnológicas, tenha em mente que tudo começa com a mudança no modelo mental predominante no escritório.

Motivo 1: Mudança de mindset

Mindset é o paradigma mental que guia suas ações. Ver o copo meio cheio ou meio vazio é um retrato do seu mindset, porque diz se você pende para ser uma pessoa otimista ou pessimista. Quando falamos em tecnologia como aliada na gestão do escritório de advocacia, esse paradigma faz muita diferença.

Se você é curioso, deseja descomplicar sua rotina profissional e entende que a tecnologia não substitui seu lugar enquanto advogado estratégico, ótimo. Não só os advogados ou em qualquer profissão, deve entender que a tecnologia não vem para substituir o profissional, isso é um dos tabus com a chegada da inteligência artificial.

Esse é o mindset adequado para fazer a tecnologia trabalhar em prol da gestão jurídica. Afinal, soluções inteligentes, como um software jurídico ou um CRM, podem trazer muitos benefícios para seu negócio. Por isso, o custo para adquirir essas tecnologias é tratado como investimento, e não como custo. Mas isso, claro, se seu mindset entende a tecnologia como parceira, e não como adversária.

Vamos manter esse mindset enquanto eu te apresento as inúmeras formas que a tecnologia pode ajudar na gestão do escritório de advocacia?

Motivo 2: Software Jurídico

Você já utiliza um software jurídico na gestão do escritório?  Muitas pessoas, quando falamos de tecnologia na gestão jurídica, pensam automaticamente nesta ferramenta. Sem dúvidas, ela é muito valiosa e é capaz de trazer muitos benefícios ao organizar todos os processos internos. No entanto, optamos por trazer outras soluções menos conhecidas ou utilizadas no escritório!

Motivo 3: Inteligência Artificial

Começando pela tecnologia presente em inúmeras soluções, a inteligência artificial é, basicamente, o que permite um computador aprender a pensar como um humano a partir das atividades e ações nele executadas. Quanto mais ações, mais ele aprende mais. Na gestão do escritório de advocacia, ela pode aparecer de diversas maneiras, como:

  1. Machine learning (“aprendizado da máquina”): a partir da coleta de dados por meio de algoritmos, a solução determina ou prevê algo. O aprendizado da máquina é constante, o que a leva a raciocinar de forma próxima à mente humana. É seu software de pesquisa, capaz de identificar, reunir e abstrair argumentos, conceitos e leis, e de analisar documentos (doutrina, artigos, jurisprudência e legislação).
  2. Revisão contratual: a plataforma LawGeex, criada por um advogado comercial em 2004, consegue revisar um contrato em no máximo 1 hora e ainda envia a departamentos jurídicos empresariais um relatório detalhado sobre os contratos analisados, indicando cláusulas omissas ou que exigem revisão.
  3. Chatbot: robô de comunicação automatizada voltado para o aprimoramento do relacionamento com o cliente. Sabe quando você inicia uma conversa pelo site da loja e vai clicando nas respostas desejadas? É o chatbot, ferramenta que pode interagir com seu cliente para direcioná-lo de forma mais assertiva para o advogado mais indicado.

Perceba que todas as soluções de inteligência artificial podem proporcioná-lo uma grande economia de tempo. Já parou para pensar quanto tempo você ou seu estagiário gasta para fazer uma pesquisa de jurisprudência? Sem dúvidas, as soluções de IA deixarão seus profissionais com mais tempo disponível para as atividades estratégicas.

Motivo 4: Contratos inteligentes

Já que acabamos de mencionar uma solução de IA que revisa e analisa contratos, você conhece os smart contracts? Os contratos inteligentes são 100% digitais e possuem regras feitas por código computacional e executáveis por máquinas.

Sua base de funcionamento está na tecnologia do blockchain, assunto bastante em alta no mundo atualmente. E como funciona este contrato inteligente?

Ele possui cláusulas auto-ajustáveis de acordo com as oscilações aplicáveis a seu objeto.

As partes concordam com essas regras e cláusulas antes de assinarem o contrato. Quando há alguma alteração que modifica alguma cláusula, ela ocorre automaticamente, sem demandar aceite das partes.

Motivo 5: Jurimetria

Com o avanço tecnológico, as normas e sua aplicação passaram a ser vistas como dados valiosos para a tomada de decisões no mundo jurídico. E é neste contexto que aparece a jurimetria. De acordo com a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), a jurimetria pode ser genericamente definida como “a estatística aplicada do Direito”.

Em outras palavras, é possível compreender processos e fatos jurídicos a partir de modelos estatísticos. Os próprios exemplos da ABJ são excelentes maneiras de compreender o conceito:

Se o jurista pergunta ‘Devemos começar o cumprimento de pena em segunda instância?’, o jurimetrista perguntará ‘Em quantos casos isso seria injusto?’. Se o advogado pergunta

‘Em quanto indenizar-se-á o dano moral?’, o jurimetrista perguntará ‘Quanto se pagou em casos similares?’”. É uma análise estritamente quantitativa.

Os advogados que utilizam essa tecnologia conseguem entender melhor os posicionamentos dos tribunais e contribuem para o desenvolvimento de instituições mais adequadas à realidade social.

A tecnologia como aliada na gestão do escritório de advocacia não serve somente para a organização dos processos internos, apesar de isso já ser incrível! Outras soluções podem trazer maior resultado para seu negócio, como IA, contratos inteligentes, jurimetria e plataformas de acordo.

Please follow and like us: