4 etapas para diferenciar o meu escritório da concorrência

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Sua preferência é ouvir ao invés de ler? Então aperte o play e saiba como diferenciar seu escritório!

Você sabia que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade de produtos e serviços ofertados? Essa regra se aplica a qualquer segmento econômico, inclusive à advocacia. Por este motivo, os gestores devem conhecer práticas para diferenciar o escritório da concorrência e conquistar esses clientes. Afinal, eles querem um serviço acima do padrão.

E como se destacar no mercado jurídico? Veja a seguir algumas etapas!

#1 Seja o diferencial

Para diferenciar seu escritório da concorrência, você deve ser o próprio diferencial. Os advogados e demais profissionais que integram seu negócio devem seguir esse desejo de se destacarem. Na prática, precisam ter em mente que o foco é aumentar a percepção de valor pelo cliente, superando suas necessidades e expectativas.

Mas como fazer isso? Uma prática importante é humanizar a advocacia. E ela é tão fundamental que separamos um tópico adiante só para falar dela. E existem outras práticas que você pode adotar em seu escritório, veja:

  • Separar um profissional para receber os clientes e atendê-los, instruindo-os sobre a melhor forma de conversar e de tornar o contato o mais confortável possível;
  • Adaptar a linguagem ao seu cliente, evitando termos técnicos e incompreensíveis;
  • Oferecer atendimento personalizado e empático;
  • Manter o ambiente sempre limpo e organizado.

Todas essas práticas são maneiras de valorizar seu cliente. E é isso que diferencia os profissionais em uma era tecnológica.

#2 Compartilhe conhecimento e resultados

Um advogado diferenciado é aquele que atua, em todas as frentes, de forma humanizada. Acabamos de pontuar como isso deve acontecer em relação ao cliente. Mas e em relação aos colegas de trabalho? O profissional pode ser excelente no que faz, mas não pode guardar todo o conhecimento para si mesmo.

Pelo contrário, deve ter o costume de compartilhar seu saber para o público certo, de forma a consolidar-se cada vez mais na construção do diferencial competitivo do escritório de advocacia. Dessa maneira, contribui para o crescimento dos colegas de trabalho e do mercado, além de, claro, construir a autoridade em determinado nicho.

Lembre-se sempre de quem é visto é lembrado. Utilize boas técnicas de marketing na advocacia, compareça a eventos do setor e seja generoso também com os colegas.

#3 Humanize o seu escritório

A humanização na advocacia é tratar de forma sistêmica todos os fatores que podem influenciar em um processo. Em um divórcio, há muito mais envolvido do que uma simples divisão de bens, por exemplo. Por isso, quem se propõe a escutar as reais motivações e necessidades de seus stakeholders, em que abre um grande caminho para diferenciar o escritório da concorrência.

Além disso, um negócio baseado em atendimento e conduta humanizados mostra a visão do gestor. Em outras palavras, mostra ao público que, naquele local, existe empatia, escuta e foco no cliente/profissional.

Em contrapartida, a humanização traz muitos benefícios para o escritório, como maior motivação e produtividade dos colaboradores, fidelização e atração de clientes, entre outros. O resultado é maior lucratividade, claro.

#4 Utilize tecnologia na gestão do escritório de advocacia

Por fim, para viabilizar essas etapas que colocam pessoas no centro do negócio, você deve utilizar a tecnologia. Não existe mais espaço para escritórios que funcionam à base de papel. Estamos na era digital, e as inovações vieram para otimizar a gestão de empresas, inclusive do escritório de advocacia.

Se você busca ter diferencial competitivo, deve andar de braços dados com a tecnologia. Um bom software jurídico, por exemplo, será importante para automatizar uma série de atividades.

  • Controle de processos e prazos
  • Delegação de tarefas
  • Gestão financeira

Tudo isso vem em forma de funcionalidades da ferramenta. Se você possui dúvidas de como escolher um software jurídico, existem critérios para você adquirir um ou trocar pelo o que você já utiliza.

O timesheet por exemplo pode aumentar a produtividade das equipes e otimizar o tempo de trabalho e comunicação, é a melhor maneira de ter mais tempo para focar em pessoas. Especialmente no cliente.

Para construir o diferencial competitivo do seu escritório você deve começar sendo o diferencial. Todos os profissionais devem compartilhar a mentalidade de que o foco está nas pessoas, nos clientes e nos próprios colaboradores. Isso auxilia a construir autoridade, assim como o compartilhamento de conhecimentos e resultados.

A humanização na advocacia se tornará a regra em breve, mas você já deve adotá-la para se destacar. Com o auxílio da tecnologia, é possível ter mais tempo para se dedicar a entender as necessidades e as motivações do seu público-alvo.

Já sabe por onde começar?

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