7 metas reais para estabelecer em um escritório de advocacia

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Definir metas é uma prática do nosso cotidiano. De nada adianta definirmos objetivos se não definir um valor planejado para eles. As metas na advocacia funcionam como um mapa, demonstrando o melhor caminho a ser traçado, sem elas, não há como definir os objetivos estratégicos de um escritório. Por isso, elencamos alguns passos essenciais para o planejamento de metas reais.  

#1 Tenha um panorama realista do seu escritório

Mais do que olhar como o escritório vizinho está atuando, é preciso compreender qual é a realidade atual do seu escritório. Muitos gestores de escritórios desconhecem dados relevantes que impactam seu negócio, como por exemplo, a quantidade de clientes ativos, índice de inadimplência etc. Saber da realidade do próprio escritório é o primeiro passo a ser tomado.

#2 Use ferramentas de produtividade

Após a definição do planejamento estratégico do escritório, é preciso destacar as ações necessárias para colocá-lo em prática. Algumas ferramentas são primordiais para executar o plano que foi definido.

Por exemplo, o que é necessário para conquistar mais clientes? O que é preciso fazer para ter uma rotina organizada? São questionamentos que auxiliam na definição das ferramentas adequadas para prosseguir com a meta estabelecida. Apoiar-se em boas ferramentas garante bons resultados com mais assertividade.  

#3 Otimize tarefas repetitivas

Utilize os avanços da tecnologia como aliados aos conhecimentos específicos da área de atuação do escritório. Além de otimizar o tempo, é possível concluir tarefas com segurança e agilidade – é preciso dar espaço à inovação. É claro que, muitas das atividades repetitivas são extremamente importantes para o escritório, mas consomem muito tempo do advogado.

Além disso, são atividades que, pelo seu caráter repetitivo, são mais sucessíveis a erro humano.

#4 Mantenha o foco na satisfação do cliente

Utilizar serviços de atendimento ao cliente ou ouvidoria, funcionam como diagnóstico dos principais erros cometidos, o que evita rompimentos contratuais, além de construir estratégias que podem garantir avaliações positivas.

Nessa meta, você pode incluir a implementação de um setor de Customer Success. É uma área que vem se desenvolvendo nos últimos anos na área jurídica.

Cliente satisfeito permanece e indica. Portanto, não basta realizar um bom trabalho jurídico e para isso é importante ter metas na advocacia. Você também pode gerar, assim, uma boa experiência para ele através do seu trabalho. E hoje em dia, é importantíssimo ter clientes satisfeitos com o escritório de advocacia.

#5 Personalize o seu atendimento

Todo cliente quer se sentir único. Desenvolver um atendimento personalizado faz com que o seu cliente se sinta mais seguro e satisfeito. Cliente seguro e satisfeito é um grande propagador do seu negócio. Como mencionamos no tópico anterior, a implementação de um setor de Customer Success vai ajudar o seu escritório de advocacia.

#6 Busque a interatividade dos seus colaboradores

Um escritório ágil é sinônimo de alta interatividade. Isso significa que o seu time se dedica a discutir as tarefas que foram planejadas, podendo analisar o que deu e o que não deu certo. A equipe constrói e cria adequações para melhorar os processos. Para isso, invista em uma boa comunicação e feedbacks constantes.

Quando pessoas diversas colaboram para uma decisão, além de propiciar um ambiente em que todos absorvem o conhecimento para si e dividem a forma de pensar com os outros, a empresa e o escritório se beneficiam de uma integração e colaboração ampla, com novos estímulos. Ou seja, uma equipe unida consegue trazer vários benefícios para o escritório.

#7 Tenha indicadores de desempenho

A utilização de um indicador de desempenho tem uma função primordial no dia a dia do seu escritório, afinal, sua principal funcionalidade é descobrir se o caminho que está sendo seguido no seu negócio é, de fato, a melhor opção.

Os indicadores de desempenho são importantes para mensurar dados existentes e métricas de avaliação de fluxos de trabalho, isso colabora para que todos os pontos abordados anteriormente possam ser concretizados, afinal, é possível ter indicadores de desempenho sobre lucratividade, rentabilidade, competitividade, valor, capacidade, produtividade etc. A utilização desse mecanismo irá melhorar os resultados do seu escritório.

Essas são algumas metas na advocacia que é importante para você obter resultados reais dentro do seu escritório.

Por Jhenifer Machado e Thatiane Souza Morales.

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