Navegue por tópicos
Sabe aquela dúvida do copo meio cheio ou meio vazio? Escolher por uma ou outra afirmação é uma questão de perspectiva. Ou de mindset. Mindset é o modelo mental predominante que guia suas ações. E os gestores de escritórios de advocacia em crescimento sabem da necessidade de mudar o mindset que predomina na advocacia para desenvolver seu negócio da melhor forma possível.
Isso porque no universo da advocacia, muitos gestores conduzem seu raciocínio baseado apenas na contenção de gastos, o que anula parte das perspectivas de sucesso, pois o foco está na escassez, não na abundância. Ao contrário, o ideal é ter um pensamento de crescimento a partir de investimento, produtividade e planejamento.
Veja como adotar um mindset na advocacia voltado ao sucesso!
Motivação e qualidade da equipe
Qual a realidade que você deseja criar no seu escritório em crescimento? Certamente uma em que seus profissionais estão satisfeitos com o trabalho, compreendem a cultura organizacional e estão motivados para realizar suas atribuições. É exatamente isso que determina o sucesso de um escritório de advocacia.
Para chegar neste ponto, porém, é preciso deixar para trás o mindset de escassez, que visa pagar o menor salário possível para seus funcionários. A chance da má remuneração causar a desqualificação e a desmotivação dos colaboradores é enorme. Se o gestor identificar esses dois “sintomas”, deve imediatamente olhar para a política salarial do escritório.
O gestor de um escritório que visa o crescimento sabe a importância e o valor de investir em pessoas. Somente assim é possível criar um ambiente de trabalho produtivo e gratificante, em que todos se envolvem nos objetivos do negócio.
Investimento de bom custo-benefício
Quando um gestor acredita que todo gasto é somente um custo a mais para o escritório, seu mindset está preso em um modelo antigo de negócio. As ações de investimento, que possuem retorno a longo prazo, são sem mal vistas, já que não há uma consequência positiva imediata. O melhor exemplo disso é o uso de tecnologias e o marketing jurídico digital.
Um mindset de sucesso está sempre conectado aos benefícios que a automação do escritório traz para o negócio. Por exemplo, os softwares jurídicos. Essas soluções, além de automatizar e organizar todo o processo interno, auxiliam na gestão profissional dos escritórios. Elas também se ligam às novas tendências de gestão de pessoas e às novas tecnologias no mercado jurídico, como metodologias ágeis.
Já o marketing jurídico digital se firmou como um dos investimentos de melhor custo-benefício na advocacia. Isso porque, com um valor relativamente baixo, quando comparado às estratégias de publicidade tradicionais (rádio, televisão, jornais e revistas), ele consegue prospectar e fidelizar clientes, posicionar a marca do escritório no mercado de forma relevante e muito mais.
Parceiros, não concorrentes
Se você é um gestor com o mindset inovador, sabe exatamente a importância de compreender o mercado jurídico como um catalisador do seu negócio. Existe um grande potencial nas parcerias entre profissionais e escritórios de advocacia que ainda não foi amplamente explorado. Consolidar esse pensamento é compreender que seu concorrente não é exatamente um problema a ser enfrentado, mas uma oportunidade de negócio.
Não há mais espaço para os advogados gestores que acreditam que o mercado não consegue absorver todos os profissionais que ingressam nele anualmente. Essa postura negativa é o que alimenta o sentimento de concorrência entre colegas de profissão que, na verdade, são parceiros em potencial. O resultado: perda de dinheiro, contato e experiências que geram grandes resultados.
O lucro de um escritório está ligado aos clientes, certo? Quem melhor para fazer Indicações e trabalhos em conjunto do que um escritório de qualidade? Por isso, invista em parceiros para alimentar seu mindset de sucesso.
O gestor com o mindset inovador tem tudo para levar seu escritório de advocacia em direção ao sucesso. Quanto mais conhecimento ele adquirir neste sentido, maior a chance de o negócio se desenvolver bem. Falando nisso, que tal participar do Legal Day para aprimorar outros temas de gestão jurídica?