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Tecnologia no direito • 13 de dezembro de 2023

Por que ser um escritório de advocacia digital?

A advocacia digital está transformando a atuação dos advogados e cada vez mais se faz necessário adaptar-se às tecnologias no mundo jurídico.  

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Você sabe a importância do escritório de advocacia digital? Estar alinhado às tendências tecnológicas é uma necessidade para se manter competitivo.

Muitos negócios no Direito já se adequaram às soluções para alcançar mais produtividade, por isso, a concorrência é acirrada.

O que significa ser um escritório de advocacia digital? 

Ser um escritório de advocacia digital tem como primeiro passo deixar para trás todas aquelas pilhas e mais pilhas de documentos físicos. Por muito tempo, a advocacia era remetida às prateleiras de pastas e papéis que guardavam todos os arquivos importantes para o escritório.

Proporcionar um espaço de atuação que conte com armazenamento em nuvem, plataformas de reuniões online e sistemas para gestão automatizada de processos são algumas das características que demarcam uma advocacia digital.

A advocacia digital está transformando a atuação dos advogados e cada vez mais se faz necessário adaptar-se às tecnologias no mundo jurídico.  

Porque o novo mundo é muito mais digital

Um escritório de advocacia digital é um escritório coerente com o mundo atual. O Poder Judiciário vem em um processo de modernização há muitos anos, e os negócios de Direito acompanharam essa evolução. Atualmente, o PJE e outros termos já nos parecem obsoletos de tanto que se incorporaram em nossa rotina. Mas há ainda muitas soluções a serem exploradas por um escritório de advocacia digital.

A tecnologia se inseriu no Direito de forma relevante. A inteligência artificial é a base de soluções inteligentes, como machine learning . Um escritório de advocacia digital já está por dentro de todas essas ferramentas. E sabe exatamente como usá-las em seu proveito.

Foque no cliente

Utilizar as ferramentas tecnológicas é um grande passo para se tornar um escritório de advocacia digital. É preciso compreender que, no novo mundo, só sobrevivem aqueles que prezam pelos seus clientes.

A importância do bom relacionamento com o cliente e do atendimento é enorme. O gestor deve, assim, pensar em como valorizar essa relação e oferecer um diferencial em relação aos concorrentes.

A diferença entre empresas está exatamente na forma de tratamento do cliente. E a valorização da relação por meio da transparência é um ótimo caminho.

Um bom exemplo do mercado foi a recente mudança de comunicação do Itaú Unibanco. A empresa voltou suas ações para a centralidade no cliente e entendeu que é preciso se comunicar com o público de maneira alinhada ao momento atual da sociedade.

É importante falar melhor do customer service e customer centricity, bem como do papel do software jurídico no atendimento ao cliente.

customer centricity e customer centricity

Customer service é o atendimento ao cliente, aquele que acontece “na linha de frente” do seu escritório de advocacia digital ao oferecer um serviço. Ele pode ocorrer entre duas empresas (B2B ou Business to Business) ou entre uma empresa e um cliente indivíduo (B2C ou Business to Customer).

Customer centricity é a centralidade no cliente, o valor que transmite o comportamento de toda a organização. Todos os profissionais de seu escritório e os níveis da organização estão envolvidos nesse pensamento. A ideia é executar as atividades supondo que tudo que é feito tem o potencial de afetar a experiência geral do cliente.

A centralidade no cliente inclui o atendimento ao cliente, mas não começa nem termina com a equipe da linha de frente. Por isso, seu escritório de advocacia digital deve ter claro este conceito, que considera toda a jornada do cliente e antecipa suas necessidades para oferecer uma experiência única e personalizada.

Alimentação do software jurídico

Um escritório de advocacia digital conta com um software jurídico para organizar sua atividade. De fato, essa é uma solução muito útil para otimizar a gestão jurídica, mas não será eficiente se não for alimentado. E isso também diz respeito ao cliente. Se você quer, de fato, se basear na ideia de customer centricity, seu software pode ser um aliado.

No caso do CPJ-3C, quanto maior e melhor a qualidade das informações imputadas, melhor para o escritório. Isso porque o escritório pode usar o CPJ-Connect para disponibilizar informações processuais para os clientes, por meio da área exclusiva do escritório.

Isso vai ao encontro da estatística apresentada que boa parte dos clientes desejam contar com uma plataforma de autoatendimento. Claro que, no Direito, há termos próprios que podem causar dúvidas nos clientes, caso em que eles procurarão seus representantes. Mas é certo que eles chegarão muito mais prontos para consultar seu advogado. É um benefício duplo.

No caso do software CPJ-Connect, da Preâmbulo Tech, o cliente pode acessar via smartphone ou browser as informações relativas a seus processos em tempo real. Não há necessidade de ligar para o escritório, e o cliente ganha autonomia para consultar suas informações.

Além disso, tem transparência sobre os andamentos, podendo acompanhar de perto o trabalho que está sendo desenvolvido em sua ação.

Advocacia digital

O escritório de advocacia digital realmente será visto como um negócio atualizado, que acompanha as principais tendências do mercado e busca fazer a diferença na vida dos clientes.

O CPJ-3C e o CPJ-Connect podem trazer mais produtividade para seu escritório com a visibilidade das principais informações. Mas tenha em mente que a centralidade do cliente é fundamental para a sustentabilidade de seu negócio.

Que tal utilizar o CPJ-3C, no seu escritório e se tornar referência em atendimento diferenciado e produtividade? Converse hoje mesmo com nosso especialista e conheça o melhor software jurídico para seu escritório.

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