Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão • 12 de junho de 2019

Como um advogado de sucesso lida com pessoas tóxicas

Navegue por tópicos

Um advogado de sucesso adota diversas práticas em todos os âmbitos do exercício profissional. E isso inclui seus relacionamentos interpessoais, seja com clientes ou com outros operadores do Direito. O impacto que as pessoas causam no trabalho é enorme e, infelizmente, existem aquelas pessoas tóxicas que conduzem qualquer pessoa a um stress, o que pode ser evitado.

Pessoas tóxicas são aquelas pessoas negativas, que se queixam o tempo todo, fazem fofoca a respeito de terceiros, criam conflitos e complexidades desnecessárias, mergulham em problemas, mas não se concentram nas soluções. No trabalho, elas sobrecarregam o escritório inteiro. Sabe aquele caso difícil, que envolve um divórcio com bens de alto valor? Uma pessoa tóxica será a primeira a dizer que uma possível mediação será um desastre, que é um caso perdido e que só trará prejuízos ao negócio.

Não é uma situação legal, certo? Mas um advogado de sucesso sabe lidar com pessoas tóxicas. Veja como!

Estabelecendo limites

Pessoas negativas mergulham em problemas e não se concentram nas soluções. Além disso, tentam trazer outras pessoas para essa sensação ruim para que se sintam melhor sobre si mesmas. Enquanto existem pessoas que se sentem pressionadas a ouvir reclamações, com o medo de parecer insensível ou rude, o advogado de sucesso consegue estabelecer limites e se distanciar quando necessário. E isso não quer dizer se negar a emprestar um ouvido compreensivo, mas evitar ser sugado para dentro desse redemoinho emocional negativo.

E como fazer isso? Perguntando a essa pessoa como o problema será resolvido. Há uma grande chance de ela se acalmar ou redirecionar a conversa para uma direção produtiva. Com o tempo, uma pessoa com inteligência emocional, como é o caso do advogado de sucesso, consegue prever e compreender o comportamento das pessoas tóxicas. E isso torna a situação mais fácil de lidar, pois será possível estabelecer um limite de maneira consciente e proativa.

Escolhendo as “batalhas”

Um advogado de sucesso sabe que não é preciso ganhar todas as batalhas para vencer uma guerra. É necessário ganhar somente aquelas que produzem um resultado definidor. E essa postura também é uma ótima forma de lidar com pessoas tóxicas. É interessante desenvolver habilidades para que, diante de um conflito, o profissional saiba quando ceder.

É, basicamente, entender e responder às emoções de forma racional para escolher sabiamente suas batalhas, se mantendo firme quando for a hora certa.

Mantendo-se ciente de suas emoções

Estabelecer limites e escolher as batalhas é uma tarefa difícil. Para ambas, é preciso ter consciência das próprias emoções, o que é feito com certa distância emocional. Um advogado de sucesso possui inteligência emocional para saber quando deve se aproximar ou afastar de uma situação causada por uma pessoa tóxica. A ideia é se aproximar apenas após planejar a melhor maneira de fazê-lo.

Mantendo a boa autoestima

Qualquer profissional bem sucedido possui uma característica bem interessante: tem boa autoestima. O advogado de sucesso também é assim. Ele tem segurança e confiança em suas ações, e as opiniões alheias não modificam seu estado de espírito nem sua felicidade. O senso de prazer e satisfação nos âmbitos da vida não dependem do olhar de terceiros. Este também é um ponto da inteligência emocional.

Claro que é impossível se manter completamente isento em relação ao que outras pessoas pensam sobre alguém. Mas, diante das provocações de uma pessoa tóxica, basta se lembrar que a autoestima vem de dentro.

Concentrando em soluções

Concentrar nas soluções, e não nos problemas, é uma boa maneira de lidar com pessoas tóxicas. O advogado de sucesso se concentra em resolver as questões, porque é isso que determina seu estado emocional. Quando você se fixa nos problemas que enfrenta, cria e prolonga emoções negativas e estresse. Quando você se concentra em ações para melhorar a si mesmo e às suas circunstâncias, você cria um senso de eficácia pessoal que produz emoções positivas e reduz o estresse.

Quando se trata de pessoas tóxicas, fixar-se em como elas são difíceis não traz nenhum benefício. Por isso, a ideia é concentrar em como lidar com elas, o que torna o advogado mais eficaz, uma vez que a situação estará mais controlada e a quantidade de estresse ao interagir com tais pessoas é menor.

Adotando hábitos saudáveis

Se você é um daqueles advogados louco por café, pense bastante sobre esse hábito na hora de lidar com situações estressantes, como as pessoas tóxicas. A cafeína desencadeia a liberação de adrenalina, que é a fonte da resposta de “luta ou fuga”, um mecanismo de sobrevivência diante de uma ameaça. Ela pode ser ótima quando você estiver em real situação de perigo, mas não é boa para lidar com essa negatividade. Isso porque ela evita o pensamento racional em favor de uma resposta mais rápida.

Outro hábito que é preciso adotar é dormir bem e suficiente. O sono é importante para aumentar a inteligência emocional e gerenciar os níveis de estresse. E um advogado de sucesso consegue fazer uma boa gestão de tempo de forma a conseguir descansar bem. No sono, o cérebro recarrega, vasculha as memórias do dia, armazenando-as ou descartando-as (o que causa sonhos). O resultado é acordar “limpo”, o que auxilia no autocontrole, na atenção e na memória.

Uma boa noite de sono faz com que você seja mais positivo, criativo e proativo em sua abordagem a pessoas tóxicas, dando-lhe a perspectiva de lidar eficazmente com elas.

Procurando auxílio de outros profissionais

Resolver tudo sozinho não é uma atitude de um advogado de sucesso. Ele é capaz de reconhecer seus pontos fracos ao abordar as pessoas tóxicas. Diante dessas lacunas, procura outros profissionais e pessoas que pode auxiliá-lo a lidar com a situação e a desenvolver suas habilidades.

Pode ser um psicólogo, um amigo no trabalho ou um familiar. O profissional de sucesso consegue se aproveitar desse “sistema de suporte” para ter outra perspectiva sobre as pessoas tóxicas. Dessa forma, consegue encontrar uma solução que ainda não tinha encontrado, porque estava emocionalmente envolvido na situação.

As pessoas tóxicas provocam estresse em todos à sua volta, gerando um impacto negativo duradouro em nosso sistema nervoso, comprometendo uma área importante do cérebro responsável pelo raciocínio e pela memória. Para lidar com essas “ameaças”, basta seguir a postura adotada por um advogado de sucesso.

Confira também

Anterior

Gestão

Legal Design para quê? 5 exemplos

Legal Design é a aplicação do Design Thinking ao meio jurídico. É uma maneira de avaliar e criar serviços jurídicos satisfatórios e úteis, com o foco em pessoas.

Próximo

Tecnologia

Estabilidade do software jurídico: por que isso importa

Contar com soluções tecnológicas, como software jurídico, nos escritórios de advocacia e nas empresas é uma grande vantagem para a […]