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Marketing jurídico • 1 de outubro de 2023

Como ser um advogado influenciador

Advogados da Marca : Sonho das empresas e você, como gerencia sua marca pessoal? Você já parou para planejar sua marca pessoal como uma empresa

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Vivemos em uma era em que inúmeras plataformas digitais moldam a nossa presença online, desde o Facebook e Instagram até o LinkedIn e TikTok.

Não é mais surpresa que essas redes sociais também desempenhem um papel crucial no âmbito comercial.

Muitos profissionais já reconhecem a importância de estabelecer uma presença digital para alcançar reconhecimento e sucesso, mas como isso se aplica à advocacia? 

Você já ouviu falar do advogado influenciador?

É um profissional jurídico é um tanto raro, pois nem todos priorizam esse status. Contudo, ser um influenciador vai além de uma mera condição; envolve adotar práticas que permitam destacar-se no mercado por meio do engajamento e da criação de conteúdo relevante.

O que é ser um advogado influenciador? 

Advogado influenciador é aquele que se destaca no mercado, buscando relevância junto ao consumidor. Esse profissional é capaz de angariar grande volume de seguidores nas redes sociais e gera engajamento para alavancar vendas; no caso do advogado, serviços advocatícios. 

Já ouviu falar em digital influencer? A ideia do advogado influenciador é a mesma. Esse novo mercado dos influencers é baseado na validação da empresa e de seu produto ou serviço pelo conteúdo a ela assimilado pelo público-alvo consumidor. 

Uma das formas mais eficazes de criar essa ligação conteúdo e consumidor é por meio dos influenciadores digitais. Não podemos nos esquecer que nosso atual comportamento de consumo é mais conectado às opiniões das pessoas que conhecemos e em quem confiamos. Dentre elas, estão os influenciadores digitais. A publicidade e o marketing tradicionais já não têm tanta eficácia. 

Legalmente, advogado pode ser influencer?  

Sim, um advogado pode ser um influenciador, e essa prática tem se tornado cada vez mais comum. Tradicionalmente, os advogados podem ser vistos como profissionais que atuam de maneira mais reservada e formal. No entanto, com a ascensão das redes sociais e da importância da presença online, muitos advogados estão aproveitando a oportunidade para se tornarem influenciadores. 

Ao se tornar um influenciador, um advogado pode ampliar sua visibilidade, construir uma reputação positiva, atrair potenciais clientes e fortalecer sua marca pessoal. É importante, no entanto, garantir que todas as atividades estejam em conformidade com as normas éticas da profissão, mantendo a integridade e a confidencialidade necessárias no exercício da advocacia. 

Como ser um advogado influenciador? 

A maioria dos brasileiros já utiliza mídias sociais, como YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram e, principalmente, já utilizam para fazer compras. Marcar presença na internet se tornou uma estratégia obrigatória pelas empresas de qualquer segmento. E, quando falamos de advogado influenciador, a premissa também é verdadeira. 

Afinal, é provável que seu público tenha acesso à internet. Então suas práticas são relacionadas também à rede mundial de computadores. Veja a seguir alguns passos fundamentais para se tornar um advogado influenciador. 

Conhecer seu público

Toda estratégia de marketing digital se baseia no conhecimento do público-alvo. Conhecer a faixa etária, os hábitos de consumo, a escolaridade, a presença virtual, dentre outros critérios, é fundamental para o advogado influenciador.

A partir do momento que o profissional sabe onde seu público está na internet, é mais fácil traçar estratégias eficientes. Afinal, cada mídia social possui um tipo de conteúdo apropriado. Obviamente, você não fará um texto para veicular no YouTube. Por isso, saber o hábito de navegação do potencial cliente é essencial.

Da mesma forma, esse conhecimento possibilita ao advogado influenciador utilizar a linguagem mais apropriada. Se o potencial cliente é leigo, evitando o uso de jargões jurídicos para contribuir para o esclarecimento da questão.

Ter um bom plano de marketing jurídico

Quando falamos de marketing jurídico, a primeira coisa que deve vir à mente do advogado é obedecer às regras da OAB sobre publicidade. Essa é a base do plano de marketing de um advogado influenciador. É possível utilizar mídias sociais? Sim. Basta que a divulgação dos serviços no meio digital, inclusive em mídias sociais, seja realizada de maneira sóbria e com o objetivo de informar.

Considerando esse ponto de partida, o advogado influenciador delimita onde está seu público-alvo, a linguagem que deve ser utilizada e qual o conteúdo de maior relevância. O bom plano de marketing jurídico também envolve o conhecimento sobre o funil de vendas e outros conceitos de publicidade.

Criar conteúdo relevante

Os conteúdos relevantes são meios para que o leitor crie um elo de confiança com o autor. No caso, o escritório ou advogado. Quando os textos, vídeos, infográficos e outras mídias são atraentes, cria-se autoridade.

Além de criar conteúdos atraentes, não se esqueça de que é preciso publicá-los com frequência definida, interagir com o conteúdo de potenciais clientes para criar a conexão, abordar temas relacionados à sua atividade (com técnicas de SEO – Search Engine Optimization), dentre outras práticas eficientes do marketing de conteúdo.

Ser criativo

Dentro dos preceitos do Código de Ética da OAB, o advogado influenciador pode adotar muitas práticas de marketing jurídico para se destacar. É preciso ser criativo e fugir do comum para atrair a atenção do público. Só não se esqueça da sobriedade essencial à advocacia.

Quer um exemplo? Se você sempre fez o tipo escritor de histórias, mas deixou essa habilidade de lado, pode escrever uma história narrativa exemplificando os direitos do consumidor no Black Friday. Ao invés de escrever um texto tradicional, utilize o storytelling. Você pode, inclusive, fazer uma seção no blog só com histórias assim.

Usar a influência com sabedoria

Um dos pontos de maior observância do advogado influenciador é usar sua influência com sabedoria. Ele construiu sua autoridade na advocacia e sabe que seu público-alvo se importa com as informações que dá. Por isso mesmo, ter responsabilidade em relação ao potencial cliente é uma premissa básica.

Um advogado influenciador é um grande trunfo para escritórios de advocacia. Além de carisma, eles têm uma habilidade natural de prospectar . Existe algum assim em seu escritório? Conte para a gente sua experiência!

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