Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Tecnologia • 15 de maio de 2019

Como um software para departamento jurídico pode transformar a sua rotina

Como um software para departamento jurídico pode transformar a sua rotina

Navegue por tópicos

O software para departamento jurídico é uma ferramenta tecnológica adotada ao redor do mundo. Nos últimos anos, com a transformação digital invadindo também o Direito, os gestores da área jurídica conseguiram perceber os benefícios da aplicação da tecnologia. Há, porém, aqueles resistentes à adoção dessa facilidade. Esses passam por dificuldades simples, como controle de processos e rotinas, o que poderia ser evitado com a tecnologia.

Entenda como um software para departamento jurídico pode ajudar a melhorar a performance.

Dificuldades de quem não utiliza um software para departamento jurídico

A falta de tecnologia afeta o desempenho de qualquer negócio. Os gestores enfrentam muitas dificuldades por não utilizar um software para departamento jurídico, tais como:

  • Baixa produtividade e muita burocracia: sem um software jurídico, os profissionais recebem atribuições burocráticas, como cadastro de processos ou elaboração de peças semelhantes, enquanto deveriam executar funções mais primordiais para o negócio;
  • Gestão de tempo prejudicada: a alta burocracia e a baixa produtividade prejudicam a gestão de tempo, o que acarreta a diferentes problemas, tanto profissionalmente como na vida pessoal;
  • Baixa segurança da informação: sem uma solução tecnológica segura, como o software jurídico, a gestão de dados e documentos fica prejudicada e corre riscos;
  • Desorganização: o gestor tem dificuldades de ter o controle dos processos internos sem o auxílio de uma ferramenta que lida com todos os aspectos do departamento jurídico;
  • Menor vantagem competitiva: um departamento jurídico pouco produtivo prejudica a vantagem competitiva do negócio.

Os benefícios do software para departamento jurídico na rotina empresarial

A estruturação da rotina do departamento jurídico é uma tarefa minuciosa. Além de traçar o planejamento e as estratégias, é preciso delegar tarefas, realizar o atendimento ao cliente (que é a própria empresa), controlar processos e prazos. Com um software para departamento jurídico, tudo isso se torna mais fácil, pois a ferramenta é um grande organizador de rotinas.

Ao automatizar uma série de ações, o software libera os profissionais para se preocuparem com os pontos essenciais do negócio. Veja alguns benefícios que ele traz para a rotina do departamento jurídico.

Aumento da produtividade da equipe

Colaboração. Essa é uma das vantagens que um software para departamento jurídico oferece e que interfere na produtividade da equipe. Para se ter um bom controle de processos no departamento, cada um deve saber quais suas atribuições em cada etapa.

Com a ferramenta, o gestor pode acompanhar o andamento de cada tarefa e as etapas que ainda virão para concluir cada projeto. Se ele identificar sobrecarga em algum profissional, pode readequar a demanda. Um fluxo de trabalho eficiente é a chave para a produtividade das equipes, sendo um dos pontos principais na gestão de pessoas.

Workflow facilitado

Processos de trabalho bem definidos facilitam a gestão de qualquer negócio, certo? O workflow é um conjunto de regras voltado para automatizar processos e potencializar a gestão. Por meio de ferramentas tecnológicas, as informações e as ações envolvidas nos processos evoluem e contribuem para o resultado final de forma organizada, obedecendo às regras postas. Em suma, o workflow minimiza riscos, problemas e ineficiências na gestão dos processos de trabalho.

Para que ele seja capaz de resolver os problemas sem percalços, o software para departamento jurídico é um ferramenta indispensável. Principalmente porque ele combate a perda de tempo e a desorganização dos processos internos e dos responsáveis por eles. Com a equipe e as atividades organizadas, é possível ter um fluxo de tarefas eficiente.

Análise de indicadores precisa

O papel que os indicadores têm em um negócio é crucial para seu sucesso. Ele contribui para melhorar o desempenho do trabalho, alinhar as atividades da equipe, conquistar resultados expressivos, garantir a produtividade e o controle financeiro. Entretanto, não basta apenas adotá-los. É preciso saber analisá-los para que dêem subsídios ao gestor para aprimorar e planejar o as atividades do departamento.

O software para departamento jurídico é uma ferramenta que auxilia na análise dos indicadores, propiciando uma avaliação precisa dos dados armazenados. A partir disso, o gestor poderá adequar as estratégias traçadas no plano de negócios conforme a necessidade, melhorar a atividade jurídica e os serviços prestados. Em suma, aumentará a lucratividade e a performance de seu setor, tendo impactos positivos em toda a empresa.

Contribuição para as metodologias de planejamento e ação

Espinha de peixe, ICE Score, Canvas, Técnica Pomodoro ou Kanban. Essas metodologias são extremamente conhecidas do ambiente corporativo e servem para diversos fins. Tem como facilitar o controle de qualidade ao detectar os problemas do negócio e a melhor forma de agir sobre eles, analisar a viabilidade do empreendimento, gerenciar melhor o tempo, organizar equipes, estabelecer prioridades e muitos outros.

Perceba que elas abrangem muitas demandas que devem ser concluídas pelo gestor na rotina de um departamento jurídico. Felizmente, elas têm resultado mais expressivos quando se conciliam com um software para departamento jurídico. Além do software auxiliar na hora de fazer o planejamento estratégico, já que guarda informações valiosas da empresa, ele auxiliará a estruturar todas as práticas indispensáveis para execução das metodologias.

O resultado é simples: mais produtividade da equipe, mais eficiência na gestão e melhores resultados para o negócio.

Ter um software para departamentos jurídicos é um trunfo para o gestor. Além de organizar a rotina e propiciar um controle eficiente dos processos internos, o responsável pode ter em mãos relatórios personalizados, ferramenta de Business Intelligence e extração de dados, que podem auxiliar a alta cúpula empresarial a tomar as melhores decisões. Assim, o departamento se torna um verdadeiro parceiro do negócio!

Quer conhecer um software para departamentos jurídicos ideal para você? Conheça o CPJ-3C!

Confira também

Anterior

Tecnologia

Ownership na advocacia: Entenda por que é requisito para o seu escritório

Ownership é “senso de dono”. É uma característica que os profissionais de um negócio podem incorporar. De forma simples, ownership ocorre quando colaboradores engajados atuam, comunicam e tomam decisões como fossem o dono do negócio, independentemente do nível hierárquico ou de responsabilidade.

Próximo

Como um software para departamento jurídico pode transformar a sua rotina

Estratégia

Networking na advocacia: Conexões que fazem negócios

Networking na advocacia é uma importante estratégia para o desenvolvimento do profissional e do escritório. As conexões de uma rede de contatos forte podem ser um grande diferencial.