Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão financeira • 19 de julho de 2018

Controle financeiro: você está fazendo certo?

Controle financeiro: você está fazendo certo?

Navegue por tópicos

No início de 2018, você estabeleceu metas financeiras para seu escritório de advocacia. Para tanto, os objetivos estabelecidos no ano anterior foram analisados, elaborou-se um desenho da estrutura financeira, com as projeções de gastos e faturamentos, dentre outras práticas. Porém, ainda que o planejamento tenha sido bem feito, ele só será concluído se houver controle financeiro.

Especialmente em um escritório em crescimento, o controle das finanças é fundamental para alocar investimentos que possibilitam o desenvolvimento do negócio. Veja se você está procedendo de forma correta para isso!

Reavalie o planejamento se necessário

O planejamento financeiro é a primeira etapa do controle. Quando ele foi estabelecido no início do ano, considerou todos os fatores que, naquela época, eram relevantes. Possivelmente, eles se mantiveram conforme a projeção, mas a oscilação do mercado jurídico diante de novos acontecimentos é natural.

Por isso, para fazer um controle financeiro corretamente, o primeiro passo é reavaliar se o planejamento elaborado ainda vale. A partir da análise do fluxo das finanças, do funcionamento do escritório e de seus objetivos, as estratégias são traçadas. Avalie se elas precisam ser revistas para que possibilite um melhor controle e ajude o escritório a crescer.

Controle o fluxo de caixa

Não existe controle financeiro sem controle de fluxo de caixa. Não é possível ter uma visão completa das finanças sem monitorar receitas e despesas, o que inclui os gastos operacionais, o acompanhamento das custas processuais, a emissão de notas fiscais, o recebimento de honorários e outras movimentações.

Quando não há controle de recebimento de receitas e na administração do capital de giro, prejudica-se a saúde financeira, que é a base do crescimento do escritório. É um indicativo de que há algum erro na gestão jurídica.

Lembre-se de que o controle de fluxo de caixa pode ser trabalhoso, porque envolve as despesas mais simples (material descartável, cafezinho, limpeza etc.) e as mais complexas (despesas à atuação jurídica em si).

Somente com a visibilidade sobre essas informações financeiras é que se torna possível estabelecer metas e objetivos financeiros, cortar gastos supérfluos ou secundários e avaliar qual área precisa de mais ou menos investimento.

Adote o pró labore

O controle financeiro do escritório depende de evitar a saída repentina de recursos, já que isso influenciaria negativamente no planejamento. Na abertura do escritório, é normal que os sócios pretendam ter uma remuneração maior do que perceberiam se fossem advogados no escritório de terceiros. Isso acontece com o crescimento do negócio, mas é preciso ter cautela.

Em situações de necessidade, quando não há a adoção de pró-labore, pode acontecer de um sócio retirar recurso financeiro investido no escritório. Apesar de esse ser um erro basal, ainda é muito recorrente. Por isso, é interessante estabelecer o pró-labore para os sócios que atuam no escritório, de forma a manter o equilíbrio financeiro do negócio, sem prejuízo aos possíveis investimentos e compromissos assumidos com as despesas rotineiras.

Elabore relatórios gerenciais

Relatório gerenciais e estratégicos são uma ferramenta essencial para o bom controle financeiro do escritório. Por meio deles, é possível ter uma visão mais ampla de como o planejamento das finanças está sendo realizado, o que permite aos gestores tomar decisões mais rápidas e assertivas acerca da condução dos negócios.

Utilize um sistema jurídico integrado com o financeiro

O tempo de utilizar planilhas de Excel para fazer controle financeiro já passou. Preencher milhares de dados de forma manual aumenta a chance de erros, que formam um “efeito cascata” nas ações dependentes dessas informações.

Por isso, a adoção de novas tecnologias no escritório de advocacia confere vantagem competitiva ao possibilitar mais precisão na hora de gerir o negócio. O software jurídico é uma dessas ferramentas que são, atualmente, indispensáveis. Tudo o que foi apontado para realizar um bom controle financeiro pode ser feito por meio dele.

Um sistema jurídico que possui integração com o financeiro permite ao escritório gerenciar o administrativo e o jurídico juntos, acompanhando as custas processuais. O CPJ-3C, da Preâmbulo, possui esta integração, disponibilizando aos clientes análises de DRE, fluxos de caixa, Business Intelligence e criação de relatórios personalizados, além de gerar boletos e notas fiscais eletrônicas.

Quer aprimorar sua administração no escritório? Saiba como o CPJ-3C pode contribuir com seu financeiro e com toda a gestão jurídica do seu negócio!

Confira também

Anterior

Gestão financeira

Gestão de correspondentes jurídicos: 4 cuidados necessários

Utilizar a advocacia de apoio é uma boa forma de reduzir custos em um escritório de advocacia. Ao invés de […]

Próximo

Controle financeiro: você está fazendo certo?

Gestão

Seu escritório está voando às cegas?

Um negócio fora do eixo corre o risco de ir à falência. Se seu escritório está voando às cegas, é […]