Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Estratégia • 5 de dezembro de 2023

Metas financeiras: não erre no planejamento

pontos principais que todo advogado deve se preocupar quanto ao planejamento financeiro do seu escritório.

Navegue por tópicos

Geralmente com o final de ano se aproximando e o sentimento de ano novo, vida nova permeia o pensamento de todas as pessoas. Tenho certeza que para você, nosso leitor, assim como para a grande maioria dos advogados, algo como: no próximo ano nós não repetiremos os mesmos erros, ano que vem nós faremos tudo certo.

Dentro dessas propostas de melhoria e desses errinhos que nós não queremos que aconteçam mais, muito está relacionado à gestão financeira das empresas e o cumprimento das metas financeiras.

É fato que os empreendedores, prioritariamente, se preocupam mais com a atividade fim do seu negócio. Como crescer, e às vezes a tarefa chata do financeiro, do controle minucioso das finanças do seu negócio fica relegada. Ficando para depois, muito embora todos saibam que o controle das finanças é de suma importância para monitoramento da saúde do seu negócio.

Então, como nós podemos pensar em ter uma organização financeira melhor para o próximo ano? Vamos passar pelos pontos principais que todo advogado deve se preocupar quanto ao planejamento financeiro do seu escritório.

Olhe para trás: analise suas metas financeiras deste ano

Para você começar a pensar nas finanças do ano seguinte, devemos olhar primeiramente para trás. Precisamos olhar para o ano que está se encerrando. Faça uma análise de como foi o seu planejamento e quais foram suas metas financeiras desenhadas para o ano atual.

Fazendo essa reflexão você terá um balizador melhor para definir o seu planejamento.

Projeção de Gastos x Projeção de Faturamento

Quando falamos de metas financeiras, estamos falando de quanto podemos gastar, de quanto e como planejamos investir. Geralmente a projeção dos gastos acaba sendo um pouco mais fácil de se definir, pois é algo que você consegue controlar e mensurar.

No planejamento do faturamento muitas vezes é feito de forma equivocada, pois pode ser subestimado o seu potencial de mercado, como também superestimada a sua performance em desenvolver novos negócios. Esse último caso acaba sendo muito comum, visto que ninguém acredita no seu próprio negócio mais do que você mesmo.

Desenhe sua estrutura financeira

Primeiro te convido a pensar quais vão ser os seus gastos. Como vou saber quanto vou gastar durante o próximo ano? Vamos por partes.

Analise todos os seus custos relativos a impostos, mão de obra, insumos, estrutura, marketing, comunicação e etc. Veja a média desses gastos nos últimos meses e planeje a recorrência disso para o ano que virá.

Tenha uma meta de faturamento para o ano

Tendo desenhado sua estrutura de gastos de todos os tipos nós conseguimos enxergar qual o mínimo do faturamento que você precisa alcançar para chegar ao ponto de equilíbrio, ou seja, lucro igual a zero. Por exemplo, se você calculou um custo mensal de R$ 40.000, ao faturar os mesmos R$40.000 você não teria lucro, mas pagaria todas as contas.

É claro que todo empreendedor deseja ter lucro com seu negócio. Então, é importante que dentro do seu conjunto de metas financeiras também tenhamos uma meta de lucro, ou seja, quanto eu quero que o meu negócio me dê de lucro mensalmente, quanto eu quero que o meu negócio gere de resultado ao final do ano.

Desdobre sua meta de faturamento em metas mensais

Então veja, nós já pensamos nos custos, despesas e investimentos do seu escritório. Nós também já pensamos e definimos uma meta de lucro para o seu negócio.

Pense nesse faturamento anual e fracione ele mensalmente.

Por último, divida seu faturamento mensal pela quantidade média de processos recebidos no mês. V

Essa receita, então, cobrirá todos os custos, despesas e investimentos. E, não menos importante, ainda trará lucro para seu negócio.

Confira também

Anterior

Estratégia

Tendências do Direito: adaptações necessárias em um mundo em transformação 

O cenário jurídico está passando por uma rápida transformação, impulsionada por inovações tecnológicas e mudanças nas demandas dos clientes. Advogados […]

Próximo

pontos principais que todo advogado deve se preocupar quanto ao planejamento financeiro do seu escritório.

Advocacia

Fluxograma em escritório de advocacia: como montar um processo de trabalho ideal 

Com sistemas informatizados que minimizam tarefas repetitivas em operações jurídicas, muitas vezes os processos organizacionais ficam confusos e incertos. Sem […]