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Gestão jurídica • 21 de novembro de 2023

Como eventos ajudam na prospecção de clientes na advocacia

prospecção de clientes na advocacia

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A prospecção de clientes na advocacia é uma preocupação comum tanto para profissionais no início da carreira como para os consolidados. Conquistar e manter uma clientela é o maior indicativo de sucesso de um escritório e, em muitos casos, essa tarefa cabe ao próprio advogado.

Uma das formas de fazer essa clientela crescer é a participação em eventos e feiras relacionadas à profissão, e é sobre essa contribuição para a captação de clientes que esse texto visa tratar.

Faça networking

Profissionais de áreas distintas de conhecimento sabem que o crescimento na carreira depende, em parte, de fazer networking. O advogado que não possui essa consciência certamente não cresce na mesma proporção do que seus colegas. Ampliar a rede de contatos é vantajoso em muitos pontos, mas é determinante para a prospecção de clientes na advocacia.

A Ordem dos Advogados do Brasil e outras instituições promovem inúmeras feiras e eventos que reúnem grandes profissionais de Direito de diversas áreas e funções. O advogado deve aproveitar este contato com os demais colegas para fazer a rede de contatos crescer.

Mas como isso pode ajudar na prospecção de clientes na advocacia? É bastante simples. Esses eventos promovem encontros que, apesar de informais, possibilitam ao profissional mostrar suas competências e seu conhecimento ao outro. Ao estabelecer esse primeiro contato, a chance de ser indicado ou recomendado por um colega aumenta, pois ele passa a conhecer seu trabalho.

Imagine que você é um advogado especialista em contratos e encontra um colega especialista em Direito Penal. Um cliente ou familiar dele está com uma demanda específica que é da sua área. Por meio do contato nos eventos, é mais provável que você seja indicado. Boas parcerias podem surgir inesperadamente.

Visibilidade para a prospecção de clientes

Ser visto está diretamente conectado ao aumento do networking. Desde o ingresso na faculdade, o advogado começa a construir sua rede de contatos com professores, colegas, e profissionais do estágio. Mas sabemos que é muito raro permanecer com todos os vínculos após a formatura.

Seus colegas até podem saber que você trabalha em determinada área, mas nunca mais escutaram seu nome nos eventos. Ser esquecido não é uma boa coisa para a prospecção de clientes na advocacia.

Por isso, o advogado deve promover sua visibilidade, e uma boa maneira é participando de eventos e feiras da área. Se o profissional tem também um perfil mais acadêmico, pode escrever artigos. Se não faz esse tipo, pode utilizar os eventos para afirmar seus relacionamentos. É uma ótima possibilidade de manter os contatos feitos.

Você pode ser conhecido como alguém que publicou determinado artigo em um tema específico, e seu colega ter um cliente que precise dos seus serviços.

Nos eventos, há a possibilidade de participar como um palestrante, mostrando ser autoridade em determinado assunto. Não necessariamente você precise estar em eventos jurídicos com outros advogados, mas pode marcar presença em eventos que o seu público esteja, e abordar algo específico e de interesse para eles, que muitas vezes não têm conhecimento e muito menos domínio. E porque não promover o próprio evento?

Conhecimentos atualizados e aprimorados

Eventos e feiras podem ajudar o profissional a se manter atualizado em sua área e a aprimorar seus conhecimentos. Frequentemente, ocorrem mudanças na legislação e na jurisprudência, e o advogado que deseja estar por dentro de tudo vê nos eventos a possibilidade de acompanhar as novas formas de pensar o Direito.

E um profissional que se preocupa com seu intelecto é também aquele que consegue ter sucesso na prospecção de clientes na advocacia. A cada dia mais, a demanda por profissionais especializados aumenta. Ser um advogado generalista limita as possibilidades de crescimento na carreira.

Pesquise os eventos que irão ocorrer e que são interessantes para o seu escritório, assim você já se prepara para participar como público, expositor ou quem sabe palestrante. Quer melhorar a prospecção de clientes na advocacia? Como está sua participação nas feiras e eventos?

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