Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Tecnologia • 22 de maio de 2018

ROBÔS JURÍDICOS: qual sua importância para a gestão jurídica.

Navegue por tópicos

Prazos, andamentos, metas, audiências são muitos os compromissos dos advogados. Mas, essas tarefas podem ser facilitadas, e muito, com a utilização de robôs jurídicos. Estes são programas de computador desenvolvidos para automatizar procedimentos, simulando ações humanas de maneira padrão.

Essas aplicações são mais conhecidas como “bots”, e sua utilização no direito não é uma novidade. Desde que os tribunais e órgãos públicos passaram a disponibilizar informações e andamentos processuais em sites na internet, as empresas de tecnologia começaram a fazer aplicações para acessar esses dados.

Hoje muitos softwares de gestão disponibilizam as movimentações processuais de forma automática, e alguns, como o CPJ, permitem fazer vários filtros e alertas, permitindo um acompanhamento em tempo real dos andamentos relevantes.

Confira a seguir os benefícios dos robôs na gestão jurídica!

“Bots”: benefícios para a gestão de departamento jurídicos

Com mais de 200 milhões de processos judiciais ativos, e mais de 1 milhão de advogados, o Brasil criou o ambiente perfeito para a popularização dos bots jurídicos. Em primeiro lugar, em razão do aumento significativo da utilização de plataformas de gestão online pelos grandes departamentos jurídicos. Em segundo lugar, pela proliferação dos “tribunais eletrônicos”.

Atualmente grande parte dos demandantes do Brasil utilizam alguma plataforma ou sistema de gestão de seu contencioso. Além de utilizar ferramentas para gerenciar seus processos, também fornece acesso aos escritórios de advocacia que contratam, para que os mesmos recebam informações, e atualizem os andamentos processuais.

É comum que todo o relacionamento entre departamento jurídico e escritório se dê estritamente a nível de sistema, inclusive para questões como pagamentos, avaliações, performance, reembolso, entre outros. Essa integração normalmente só é possível por meio dos bots, pois sem eles, toda a troca de informação precisa ser feita manualmente, num trabalho interminável, sujeito a erros e atrasos.

Não por acaso, grande parte dos bots desenvolvidos atualmente são voltados para a integração entre os portais jurídicos dos bancos, seguradoras, empresas de telefonia e grandes varejistas, e seus próprios escritórios de advocacia.

Facilitando o trabalho dos advogados

No caso dos tribunais eletrônicos, a necessidade de utilização dos bots se disseminou para um número muito maior de escritórios, devido principalmente às políticas equivocadas adotadas pelo Poder Judiciário e pelo CNJ. Os tribunais, porque nunca se preocuparam em garantir um acesso de qualidade aos advogados que são grandes demandantes. O CNJ, por permitir uma multiplicidade de sistemas de gerenciamento de tribunais eletrônicos, sem exigir uma mínima política de integração entre os mesmos. O MNI e o “escritório digital” foram boas iniciativas, mas hoje estão abandonadas.

Com a adoção em escala dos tribunais eletrônicos na maioria das comarcas, advogados que militam em mais de um tribunal, passaram a conviver com uma multiplicidade de sistemas, regras de peticionamento, formas de intimações e requisitos técnicos de acesso. Aos poucos a utilização de bots se tornou indispensável para as grandes bancas, seja para automatizar o trabalho, seja para conferir um pouco mais de segurança.

Como adquirir Bots?

Várias empresas já disponibilizam bots para acesso aos tribunais e portais jurídicos. Algumas fornecem ferramentas que são instaladas na infraestrutura do escritório, outras fazem o serviço sob demanda, e há ainda os que disponibilizam os robôs como serviço para ser utilizado a partir de consoles web. Além disso os bots podem ser nativos, integrados ou não aos softwares de gestão do escritório. Basicamente os bots funcionam levando informações e documentos de um sistema para o outro, e fazem isso de várias formas, algumas mais artesanais, outras bastante sofisticadas.

Também existem aplicativos e softwares que permitem que até mesmo leigos, com um pouco de conhecimento, construam bots simples. Já os bots mais sofisticados podem ter regras de integração de acordo com a rotina do cliente, tabelas de equivalência entre informações, filtros, higienização automática e relatórios agendados.

A forma mais fácil de ingressar no universo dos bots jurídicos, é contratar um robô que capture andamentos processuais junto aos tribunais. Há várias empresas, e até mesmo apps, que disponibilizam serviços pelos quais, a partir da numeração única de um processo, fornecem todos os andamentos relativos ao mesmo, com ou sem a documentação correspondente, a agendam um alerta para quando surgirem novas inserções.

Mas devido à grande diversidade de tribunais eletrônicos existentes, inclusive com várias versões disponíveis do mesmo portal, existência de milhões de processos na numeração antiga, impossibilidade de rastreamento de instâncias pela numeração única, e necessidade de login para acesso a determinados dados, dificilmente uma empresa ou app consegue atualmente fornecer informações confiáveis para 100% dos processos em trâmite no judiciário. Talvez por esse motivo, os bots não tenham se popularizado ainda mais, embora exista evidentemente uma demanda muito grande pelo serviço.

Entre as várias empresas que fornecem e desenvolvem bots de alta sofisticação para o mercado jurídico, a OYSTR aparece como uma das mais focadas nesse seguimento. Com mais de cem bots disponíveis para acesso imediato via plataforma web, os bots da OYSTR atendem desde necessidades genéricas, como acesso automatizado a todos os tribunais eletrônicos (PROJUDI, PJE, E-SAJ…), a projetos alinhados com as necessidades específicas de gestão de escritórios, departamentos jurídicos e órgãos públicos.

Além dos bots que podem ser contratados sob demanda, os bots de tribunais e de portais já disponíveis da OYSTR podem ser contratados para utilização imediata e são de simples utilização, e baixo custo. O próprio usuário gerencia o envio ou solicitação de informação por meio do painel de controle, e tem acesso a todos os resultados e relatórios no mesmo ambiente.

A maioria das grandes bancas nacionais certamente já faz uso de alguns bots, mas a perspectiva é de uma utilização cada vez mais horizontal dessa tecnologia, o que certamente propiciará uma grande economia de tempo e dinheiro para os advogados.

Confira também

Anterior

Tecnologia

Advocacia Digital e o Sucesso do Cliente

A tecnologia aterrissou com tudo no direito, transformando uma profissão que, até pouquíssimo tempo atrás, utilizava como ferramenta de trabalho […]

Próximo

Gestão

6 dicas para realizar uma negociação mais fluida

Você tem dificuldade para realizar uma boa gestão de cobrança? Não sabe como abordar clientes e fornecedores inadimplentes? Essas questões […]