Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão • 24 de julho de 2018

Seu escritório está voando às cegas?

Navegue por tópicos

Um negócio fora do eixo corre o risco de ir à falência. Se seu escritório está voando às cegas, é preciso identificar os motivos que o levaram a essa condição. Antes de encontrá-los, porém, o gestor deve ter notado alguns indícios de que o escritório não apresenta uma gestão eficiente. Apresentamos abaixo quais são esses indicativos e como se prevenir dessa situação. Acompanhe!

Indicativos de um escritório voando às cegas

Em uma era digital, podemos dizer que qualquer negócio está voando às cegas se ele não adota a tecnologia em sua atividade. A falta de automação faz com que um escritório enfrente muitos problemas que prejudicam a prestação de um serviço excelente. E se esse não é um motivo suficiente para fazer com que o fluxo de tarefas seja automatizado, é preciso rever as prioridades.

A ausência da tecnologia provoca prejuízos em relação à produtividade, ao desempenho e à saúde financeira.

Baixa produtividade

Produtividade é sinônimo de bom aproveitamento do tempo. Agora imagine um escritório que não conta com a tecnologia em seus fluxos de trabalho. Como gerenciar toda a informação gerada nos processos? Como conciliar a agenda dos profissionais? Em outras palavras, como organizar toda a atividade do escritório de advocacia?

A perda de tempo nessa estruturação manual é enorme, fazendo com que a equipe se dedique a tarefas burocráticas, ao invés de ser produtiva naquilo em que realmente é importante. Como se preparar para uma audiência ou elaborar uma petição impecável se é preciso perder horas tentando encaixar uma consulta com um potencial cliente?

A baixa produtividade é, por isso, um indicativo de um escritório que está voando às cegas.

Problemas de desempenho

Intimamente ligados à baixa produtividade estão os problemas de desempenho, decorrentes da desorganização no escritório de advocacia. Dividir tarefas sem ferramentas tecnológicas é uma preocupação para o gestor e para os próprios advogados. Pode ocorrer de dois profissionais serem designados para a mesma atividade, enquanto outra tarefa fica sem responsável. Os erros decorrentes disso podem ser desastrosos.

Saúde financeira prejudicada

A falta de controle financeiro é um dos indícios de que o escritório está voando às cegas. Sem a tecnologia integrada com as finanças, é muito difícil ter visibilidade das informações que dizem respeito aos recursos do escritório. Quando se descobre um prejuízo, pode ser tarde demais.

A ausência de automação também prejudica o fluxo de caixa, o monitoramento da aplicação dos recursos, o acompanhamento das custas processuais e tantas outras tarefas que, quando malfeitas, atrapalham a saúde financeira.

A importância das métricas, relatórios e indicadores

Uma boa gestão jurídica depende do controle de rotinas e de fluxos de trabalho do escritório. Mas também de uma administração baseada em dados estratégicos, que demonstram índices de desempenho e produtividade. A partir da análise desses dados, é possível traçar ações de melhoria para fazer o negócio crescer.

Para reunir e analisar essas informações estratégicas, o gestor deve fazer uso de relatórios, indicadores e métricas, que são um termômetro essencial para identificar falhas, possibilitando a correção delas.

Essas ferramentas de gestão são indispensáveis, porque conseguem apresentar graficamente as informações mais importantes do seu negócio. O uso de indicadores, métricas e relatórios está ligado diretamente a:

  • Alinhamento das atividades das equipes;
  • Aumento de desempenho;
  • Ganho de produtividade;
  • Melhor avaliação das demandas;
  • Controle financeiro.

Sistema de gestão jurídica e informações estratégicas

O escritório só consegue utilizar essas informações estratégicas se tiver controle sobre elas. E isso se dá por meio de um sistema de gestão jurídica completo, que reúne todos os dados em um único local, facilitando as tomadas de decisões e fazendo com que gestores consigam analisar o setor de forma completa.

O CPJ-3C possui dashboards personalizáveis para que gestores visualizem os resultados de suas equipes em tempo real, além do Business Intelligence que fornece informações de produtividade da equipe.

Para evitar que seu escritório fique voando às cegas, é preciso ter mais controle das informações de gestão do escritório ou do departamento jurídico. Se você ainda não conhece os dashboards da Preâmbulo, está perdendo tempo.

Nós temos os principais indicadores que você precisa para gerenciar seu escritório ou departamento e ter mais sucesso no seu negócio em tempo real e em qualquer dispositivo. Eles são ferramentas de gestão indispensáveis que apresentam informações de forma gráfica com os dados mais importantes do seu negócio. Conheça nossos indicadores!

Confira também

Anterior

Gestão

Controle financeiro: você está fazendo certo?

No início de 2018, você estabeleceu metas financeiras para seu escritório de advocacia. Para tanto, os objetivos estabelecidos no ano […]

Próximo

Workflow

Workflow: seu escritório tem fluxos bem definidos?

Você já ouviu falar de workflow? Sabe qual a importância de ter fluxos de tarefas e ações bem definidas dentro […]