Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Estratégia • 7 de junho de 2018

Tecnologia na gestão estratégica de cobrança

Navegue por tópicos

Uma boa gestão de cobrança no escritório de advocacia pode garantir uma alta taxa na recuperação do crédito. Para que isso seja possível, muitos gestores têm adotado a tecnologia, especificamente sistemas de cobrança interno integrados ao banco de devedores. Essa prática é muito benéfica para o negócio, porque profissionaliza e aprimora a gestão estratégica de cobrança. Veja alguns benefícios de adotar um desses sistemas!

Criação de estratégias de negociação

A tecnologia na gestão de cobrança favorece a criação de estratégias de negociação. Por meio de um sistema, o escritório de advocacia pode usufruir de ferramentas operacionais que otimizam as tratativas de recuperação de crédito. Uma das formas é a integração do programa com outros sistemas, softwares, bancos de dados, entre outros.

Outra forma é a centralização de todas as informações necessárias em um único ambiente. O gestor do escritório consegue ver dados de agenda, lista telefônica, dados do contrato, parcelas atualizadas, discagem automática, relatórios personalizados e agendamento de envio de boletos. Assim, cria uma estratégia de negociação mais fundamentada.

Fácil integração

A fácil integração também é um benefício de se adotar sistemas de cobrança interno. É possível fazer a conexão entre o software e sistemas de telefonia, discadores, setor financeiro, SMS, e-mail, chats e banco de dados. Isso contribui para maior visibilidade das informações.

Basta solicitar ao sistema os dados de determinado cliente para que ele apresente o contrato e os dados pessoais e já proceda ao início das práticas de cobrança. No caso do CPJ-Cobrança, ele possui integração com o Preâmbulo CPJ-3C.

Geração de arquivos eficiente

Uma boa gestão de cobrança realizada por meio da tecnologia permite ao gestor gerar relatórios, arquivos, boletos e acordos conforme sua necessidade. Esses arquivos são importantes para otimizar a recuperação do crédito e para dar transparência à relação com o cliente.

Com um bom sistema interno é possível, inclusive, fazer a geração em lotes, e enviar dados do boleto via e-mail ou SMS.

Cálculos precisos

Para realizar uma cobrança estratégica, o primeiro passo é não errar os cálculos. Além de ser constrangedor repassar ao cliente um valor errado, isso pode causar outros problemas ao escritório, como a devolução em dobro em caso de cobrança a maior.

Por isso, contar com o auxílio da tecnologia é fundamental para ter cálculos precisos. Um sistema como o CPJ-Cobrança possui todas as tarefas de cálculo centralizadas em uma única tela.

Nesta tela, estão incorporadas funcionalidades como seleção de parcelas, alteração de data e taxas, inclusão de custas, descontos conforme liberação no cadastro do cliente, geração de boleto, acordos a partir de cálculos ou valores aprovados pelo cliente, inclusão de custas e outras.

Criação de estratégias individualizadas

Outro benefício de se adotar um sistema interno para fazer uma gestão de cobrança é a criação de estratégias individualizadas para cada filial, valores, faixas de atraso, CEPs e entre outros.

Com a visualização e atualização destas estratégias, é possível operar com carteira fixa ou pública, o que contribui para aumentar a produtividade do negócio.

Extração de dados eficiente

Por fim, um dos grandes benefícios que muitas soluções tecnológicas oferecem a um escritório de advocacia é a extração de dados eficiente. Jurimetria, Business Intelligence e outras funcionalidades já fazem parte do dia a dia do Direito, e certamente da gestão de cobrança.

A extração de informações da base de dados por meio de filtros personalizados facilita o gerenciamento da carteira de clientes e das estratégias de negociação.

Utilizar a tecnologia na gestão de cobranças é a melhor forma de garantir que um escritório conseguirá recuperar o crédito. Com um sistema interno eficiente, é possível utilizar funcionalidades em várias etapas da negociação, aprimorando todo o processo de cobrança e o planejamento de estratégias. E tudo isso feito com segurança, para garantir os melhores resultados.

Você conhece nossa solução gestão estratégica de cobrança?

Confira também

Anterior

Estratégia

6 dicas para realizar uma negociação mais fluida

Você tem dificuldade para realizar uma boa gestão de cobrança? Não sabe como abordar clientes e fornecedores inadimplentes? Essas questões […]

Próximo

Estratégia

Novos clientes, como conquistá-los?

O universo jurídico brasileiro é marcado por uma concorrência acirrada. Somos o país com mais cursos de Direito no mundo, […]