Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão financeira • 3 de abril de 2018

Vale a pena ou não terceirizar meu financeiro?

Navegue por tópicos

Não é incomum nós ouvirmos dos advogados empreendedores com que trabalhamos que a rotina financeira de um escritório é muito desgastante. Na maioria das vezes o idealizador do negócio tem uma vasta experiência na área que advogou ou vê uma brecha em algum nicho de mercado. E esse empreendedor quer e PRECISA focar no que faz bem. Mas, não existe organização que se desenvolva sem o mínimo de gestão financeira.

Como o advogado é geralmente “a cara do negócio”, as rotinas administrativas internas acabam muitas vezes ficando delegadas a seus colaboradores. Esses podem ser muito bons e qualificados para desenvolver o trabalho, o que é ótimo, ou não!

Infelizmente muitos escritórios pecam em não ter um processo seletivo adequado e acabam contratando pessoas por indicação ou confiança, que podem não ter as habilidades técnicas necessárias para desenvolver a função para a qual foi contratada. E adivinhem só, isso acontece muito no departamento financeiro!!! Parece um alívio, não? Você ter uma pessoa que toque o financeiro do seu escritório e você “não precisa mais se preocupar com isso”. A questão é que necessariamente deve ser uma pessoa qualificada para a função. E, inevitavelmente as pessoas mais qualificadas custam mais do que as menos qualificadas.

E agora já pensou em ter um departamento financeiro funcionando redondinho, controle total de contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, apuração de lucro e etc? E o melhor, sem ir ao mercado contratar um funcionário para isso?

Sim, é possível através da terceirização do departamento financeiro. Assim como a contabilidade já é desenvolvida de forma terceirizada na grande maioria das vezes, talvez para o seu negócio seja adequado terceirizar também o controle financeiro.

Terceirizar essas rotinas burocráticas significará para a diretoria um enorme reaproveitamento do tempo com o desenvolvimento das atividades chave para seu negócio.

Nas pequenas empresas brasileiras é muito comum que os donos estejam intimamente ligados com a rotina diária do financeiro. Alocando a energia nisso, esses empreendedores muitas vezes não conseguem desenvolver estudos e análises financeiras corretas, muito menos focar na atividade fim do seu negócio, pois acabam dividindo o tempo entre essas duas atividades.

Além disso, o fato de terceirizar um serviço significa que você não precisará se preocupar com contratar, treinar e até mesmo substituir determinado profissional. Além é claro, de não se preocupar com encargos ou demandas trabalhistas.

Portanto, o que se observa com a terceirização do departamento financeiro de um escritório é um grande aumento da produtividade das equipes estratégicas, que muitas vezes empenhavam parte de seu tempo no controle financeiro e agora podem se dedicar de forma mais completa as atividades estratégicas do negócio.

No caso dos clientes da Éos, empresa que terceiriza o financeiro de escritórios de advocacia, os feedbacks são os mais positivos. “Nunca tive o financeiro tão organizado”; “Já passaram tantas pessoas por aqui e nunca tinha conseguido organizar o financeiro”; “Agora posso focar em controlar meu escritório” são alguns exemplos de comentários.

É praticamente certo que haverá ganho na qualidade do controle financeiro, pois agora você contará com um time de especialistas no assunto, se dedicando diariamente aos números do seu negócio, utilizando processos e ferramentas adequadas para um bom desenvolvimento da atividade.

Outra vantagem extremamente importante é o fato de poder ter na mão relatórios gerenciais e estratégicos corretos e funcionais, que permitirão uma tomada de decisão mais rápida e assertiva para os diretores do escritório.

Por fim, como seu financeiro estará na mão de especialistas é muito provável que haja uma redução de custos no seu negócio, seja com a otimização do fluxo de caixa, seja se antecipando a problemas futuros de forma adequada, proporcionando um tempo hábil para o planejamento da melhor linha de ação a ser tomada.

Citamos aqui alguns ganhos que você terá terceirizando seu departamento financeiro. Essa já é uma tendência mundial e vem ganhando força em território brasileiro. E aí, já pensou em terceirizar seu financeiro!?

Jorge Majeski é Consultor em Gestão Financeira, especializado na gestão de escritórios de Advocacia. Planejador financeiro pessoal e Coach Financeiro. Administrador, especialista em Finanças. Experiência significativa na área no desenvolvimento e execução de controles gerenciais, performance e planejamento financeiro. Articulista da área financeira.

Terceirizando o seu financeiro ou não, conte com o CPJ-3C para ajudá-lo com a gestão financeira do seu escritório! Conheça nosso software!

Confira também

Anterior

Gestão financeira

Falta de tempo é desculpa por falta de métodos

“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.” Albert Einstein Recentemente, numa mentoria a uma […]

Próximo

Sem categoria

Tudo o que você precisa saber antes de contratar um software jurídico

O software jurídico é um grande aliados dos escritórios de advocacia e dos departamentos jurídicos preocupados em se destacar no […]