Como fazer um bom trabalho em equipe no escritório de advocacia?

Publicado em:

Um trabalho de equipe equilibrado gera muitos resultados positivos para um escritório de advocacia. Isso demanda um envolvimento de todos os profissionais, não só advogados. Com foco e comprometimento, é possível usufruir de muitos benefícios desse trabalho coletivo. Separamos algumas dicas sobre o assunto para você implementar no seu escritório. Acompanhe!

Tenha uma figura de liderança

Habilidades e comportamentos de liderança não são ensinados na faculdade ou em casa. Uma pessoa que faz papel de líder já carrega consigo características próprias dessa “função”. E ela é essencial para um bom trabalho de equipe.

Não basta ocupar um cargo de destaque. O líder é um profissional que serve como referência aos demais, que os motiva e que corresponde à confiança nele investida. Em outras palavras, ele está próximo à equipe, sendo acessível para resolver as questões requisitadas.

Quando um escritório de advocacia possui alguém para liderar a equipe, o trabalho flui de forma coesa e responsável.

Invista em colaboração

Trabalhar em equipe é colaborar, “jogar junto”. E isso acontece quando o diálogo entre os profissionais é facilitado, aprimorando o fluxo de trabalho. A colaboração pode ser otimizada com soluções tecnológicas, como videoconferência, aplicativos de mensagens, plataformas de gestão de projetos e softwares jurídicos.

Quando se tem visibilidade sobre a carga de trabalho de cada profissional, é possível rearranjar a demanda para aqueles que estão menos atarefados. Esse também é um ponto de colaboração que aumenta a produtividade da equipe e do escritório.

Defina metas e prioridades

Um profissional deve saber exatamente qual sua função dentro do escritório. A partir disso, o trabalho em equipe tem a base para funcionar. Porém, isso só acontece quando são estabelecidas metas e prioridades, tanto individuais quanto coletivas. É, basicamente, criar um método de trabalho.

Os profissionais se enquadram dentro da estrutura do escritório de formas diferentes, mas o fluxo de trabalho depende de todos. Para atingir uma meta, é preciso que cada um execute suas tarefas no momento correto, conforme as prioridades. Isso demanda planejamento, que também é função do líder.

Acompanhe o trabalho da equipe

Delegar tarefas e funções é uma forma de organizar o trabalho em equipe. Mas não basta apenas atribuir a um profissional determinada ação, é preciso acompanhar sua execução para que não haja prejuízo para o fluxo de trabalho.

Se uma petição depende de fundamentação jurisprudencial, o responsável pela pesquisa nos tribunais deve entregar seu trabalho em tempo hábil ao advogado que a escreverá.  Uma ótima forma de acompanhar o trabalho coletivo é utilizando um software jurídico.

Utilize um software jurídico

A forma mais fácil de ter um bom trabalho em equipe no escritório de advocacia é automatizar toda a gestão jurídica por meio de um software. Ele aumentará a produtividade por meio do controle de rotinas dos profissionais.

Por meio dele, os advogados podem usufruir do acesso remoto, por meio de dispositivos móveis, o que os permitirá trabalhar de qualquer lugar. Considerando reuniões, audiências e outros compromissos fora do escritório, isso é essencial para que eles consigam concluir suas metas.

O software jurídico também auxilia o líder a delegar tarefas e funções conforme a agenda de cada profissional, bem como acompanhar o trabalho da equipe. Essa ferramenta tecnológica, em suma, possui importante papel para que todos atinjam seus objetivos e trabalhem de uma forma mais eficiente.

 

Para um bom trabalho em equipe no escritório de advocacia, é preciso organizar toda a rotina do negócio e dos profissionais. Isso pode ser feito com o auxílio de um software jurídico completo, como o CPJ-3C.

E não se esqueça de comemorar e valorizar as conquistas da equipe. É a melhor forma de reconhecer o bom trabalho de todos.