Conhecendo os indicadores do CPJ-Analytics

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O CPJ-Analytics promete tornar sua gestão jurídica ainda mais eficaz. Baseado em Business Intelligence, que extrai e cruzam dados da ferramenta, o módulo gera gráficos interativos que ajudam os gestores a tomarem melhores decisões.

Suas informações se dividem em relacionamento com clientes, controladoria financeira e controladoria jurídica. Cada um deles possui indicadores fundamentais para uma boa gestão. Conheça melhor agora!

Evolução da carteira

O indicador de evolução da carteira mostra a quantidade de processos criados no ano atual, bem como os processos ativos e encerrados. Neste indicador, o gestor também pode consultar o “estoque” dos últimos 5 anos, a variação do estoque e o comparativo das fichas criadas e encerradas.

Essas informações podem ser interpretadas para traçar estratégias em torno das áreas jurídicas do escritório de advocacia, por exemplo.

Resumo geral da carteira

O resumo geral da carteira é um indicador que mostra, em forma de ranking, a quantidade de processos ativos ou encerrados. Ele apresenta todos os campos-base do sistema (CPJ) e permite realizar diferentes combinações. São dados que podem gerar relatórios interessantes para o gestor.

Mapa de ajuizamento

Já pensou em ver uma espécie de mapa do Brasil com os locais onde existem processos sob sua responsabilidade? Essa é uma das possibilidades que o indicador Mapa de ajuizamento, do CPJ – Analytics, traz para o gestor do escritório.

Nele, é possível ver a concentração de processos em diferentes regiões, estados e cidades. E vai além: a ferramenta possibilita descer ao nível de juízo e comarca para ter um dado ainda mais preciso.

Representatividade de fichas criadas

Quantas fichas foram criadas no período atual? E no mesmo período do ano anterior? O indicador “Representatividade de fichas criadas” faz uma comparação em percentual da quantidade de fichas criadas no mesmo período em diferentes anos. Essa análise pode ser feita por diferentes campos base do sistema, dando mais possibilidades de informação ao gestor.

Tempo médio desde a abertura

Da mesma forma que o CNJ, em seu relatório “Justiça em Números”, faz o mapeamento do tempo médio de processos judiciais, o CPJ-Analytics tem seu indicador com o mesmo fim. O “tempo médio desde a abertura” exibe a média de meses que os processos estão abertos desde a data da abertura da ficha, momento em que ocorre o ajuizamento da ação.

Ele também fornece a informação de quanto tempo os processos estão sem movimentações.

Linha do tempo do processo

O gestor que deseja selecionar um processo e ver todo seu histórico pode adotar o indicador “linha do tempo do processo” para realizar a tarefa. Isso é primordial para o profissional entender os principais gargalos processuais.

Esse indicador, apesar de não se relacionar diretamente com o relacionamento com o cliente, cumpre uma importante função nesse sentido. Por meio dele, é possível esclarecer aos clientes o status de seus processos, uma das demandas mais presentes nos escritórios de advocacia.

Análise de duração de processos encerrados

O indicador de análise de duração de processos encerrados traz uma jurimetria considerando essa base das ações finalizadas. Com ele, é possível ter uma previsibilidade de quanto tempo pode demorar o encerramento de um processo ou fazer uma estimativa sobre o posicionamento de um juiz de determinada comarca (aceitação ou negativa sobre o tema da ação).

Análise de cumprimento de prazos

O acompanhamento de prazos sempre foi um dos desafios nos escritórios de advocacia, certo? Afinal, nenhum advogado deseja perder um prazo fatal e ficar mal com seus clientes. Para monitorar com facilidade a eficácia das equipes, o gestor utiliza o software jurídico.

Mas o CPJ-Analytics vai além e traz o indicador da análise de cumprimento de prazos. Ele mostra a quantidade de eventos cumpridos e não cumpridos ao longo do dia, da semana ou do mês. Assim, permite uma visualização detalhada sobre os históricos de eventos.

Análise de risco

A análise de risco é um indicador do CPJ-Analytics que permite acompanhar os processos que já tiveram decisões proferidas, qual o risco envolvido, a média de assertividade, e se a decisão foi favorável ou desfavorável.

Valores envolvidos

Em muitos casos, o gestor vê necessidade de comparar valores (resultado, causa e estimado) na evolução do tempo. Esse indicador se presta a essa tarefa.

Resultado e performance

Indicadores de resultado e performance são sempre interessantes para um negócio. O CPJ-Analytics possui tal indicador, que traz os resultados de sentenças e acórdãos. Eles podem ser segmentados (determinado setor, cliente ou matéria) ou se referirem a todo o escritório. Qual é o histórico de decisões favoráveis ao longo do tempo? Ele responde a essa pergunta.

Pedidos

O indicador “Pedidos” traz análises e evolução dos pedidos, bem como a evolução de valores que os envolvem.

Timesheet

Timesheet é uma das ferramentas mais utilizadas em um escritório. Esse indicador mostra a quantidade de horas cadastradas no coletor por um determinado período, por conta, cliente, matéria ou advogado. É possível detalhar o que foi feito nos processos e como as horas foram anotadas.

Custas processuais

Monitorar as entradas e saídas de custas cadastradas na conta corrente do escritório auxilia bastante na gestão financeira. E esse é o objetivo desse indicador: exibir qual o saldo por cliente, processo e data.

Essa nova visão de custas permite, com um simples olhar, descobrir saldos pendentes de recebimentos, bem como a evolução da movimentação nessa categoria de despesas, o que é fundamental para qualquer escritório.

No CPJ-Analytics há mais de 40 relatórios disponíveis, e as possibilidades são ilimitadas para customização e cruzamento dos dados. Basta utilizar os filtros conforme o assunto desejado e gerar reports em diversos formatos (PDF, Excel, Word, Power Point e HTML). Ademais, existe a automação do CPJ-Analytics para agendar e distribuir estes relatórios.

O CPJ-Analyticsé uma ferramenta criada para facilitar a gestão. Prático e intuitivo, sua ideia é apresentar, com menos cliques, mais resultados. Ele pode pode ser contratado pelos atuais clientes e pelos novos interessados na ferramenta. Que tal experimentar?