Saiba como a controladoria pode te ajudar a escalar seus resultados

Publicado em:

Já pensou que você pode alcançar seus resultados e atingir os todos os objetivos traçados no planejamento de forma escalonada?

VOCÊ SABE CRIAR SUA  PRÓPRIA CONTROLADORIA?

Um gestor de escritório de advocacia trabalha diariamente para isso, e tenta se cercar de profissionais que pensam da mesma forma e contribuem para essa missão, certo? A controladoria é uma equipe importante para a segurança das informações e para a otimização da gestão jurídica como um todo. Aprenda neste posto como a controladoria atual irá mudar a forma de você gerenciar o seu escritório de advocacia e te trazer resultados imediatos.

Mas afinal, você sabe o que é a Controladoria na advocacia?

Não?! Nós vamos te explicar melhor porque a uma controladoria jurídica pode ser a responsável por oferecer suporte à área técnica jurídica e por analisar os resultados da prestação dos serviços e te trazer resultados positivos de imediato. Em outras palavras, todo o trabalho administrativo que rodeia a atividade-fim é responsabilidade desta equipe e ela que irá te ajudar na produtividade do seu escritório.

A Controladoria jurídica é um gasto necessário?

Ao contrário do que muitos advogados ainda pensam, ela deve ser encarada como investimento, e não como gasto. Isso porque controladoria jurídica organiza o trabalho técnico do profissional, realizando as tarefas burocráticas em seu lugar e deixando o advogado livre para ser produtivo em suas atividades, que envolvem cumprimento de prazos processuais, atendimento ao cliente e outras.

Ta, mas eu quero saber  como ela ajuda na organização e produtividade

Dois benefícios que a controladoria jurídica traz para o escritório é organização e produtividade. Uma das funções da controladoria que ela exerce é lançar informações no software jurídico do escritório, ou seja, cadastrar clientes, processos, informações e documentos para rápido acesso dos profissionais. Esse procedimento faz com que o advogado saiba exatamente onde estão os documentos necessários para o processo de um cliente.

A Controladoria pode me ajudar com os prazos do meu escritório?

Sim. No mesmo sentido, a controladoria também controla os prazos processuais e agenda os compromissos, organizando a rotina e o fluxo de trabalho. A equipe poderá lembrar o advogado acerca do prazo, bem como cuidar do protocolo de petições, entrega de documentos e cargas processuais. Em suma, confere organização ao escritório, melhorando seu desempenho e seus resultados.
A consequência disso é o aumento da produtividade, tanto da prestação do serviço jurídico quanto da gestão. Ao economizar tempo dos advogados, eles se dedicam a atividades estratégicas.

Ao analisar os resultados do escritório utilizando relatórios gerenciais, ele dá subsídios ao gestor para tomar decisões, criar metas e estratégias para o crescimento e a melhoria do negócio. E tudo isso a controladoria pode te ajudar a ter a gestão completa do seu escritório.

Mas afinal, existe um diferencial competitivo?

Com mais organização e produtividade nos processos internos, ocorre redução de custos e aumento de receita. Em outras palavras, a controladoria jurídica é uma vantagem competitiva para o escritório de advocacia. Ela possui um papel ainda mais fundamental nos escritórios de grande volume, que têm uma rotina mais atribulada e um alto volume de dados.

Por cuidar das tarefas burocráticas e administrativas que não exigem conhecimento técnico do advogado, é possível adequar a equipe técnica da melhor forma, de modo que nenhum profissional fique sobrecarregado ou sem tarefa relevante. Isso aumenta a segurança, a eficiência, a qualidade e a agilidade dos serviços prestados.

Saiba a importância do software jurídico para a controladoria

Considerando que a controladoria jurídica atua em várias frentes relacionadas ao negócio, é fundamental que o escritório conte com um software jurídico que contribua para a atuação da equipe.

Se ela oferece suporte à área técnica, é preciso ter um sistema com funções que otimizem o fluxo de tarefas. Alguns softwares, como CPJ-3C, possuem workflow, uma ferramenta que gera precisão nesse fluxo ao padronizar procedimentos internos. Além disso, possibilita de forma fácil a execução das tarefas básicas de todo software, como cadastramento de processos, agenda, pesquisa automatizada de jurisprudência e outras.

Quanto à análise de resultados, ela só é possível com o auxílio de um sistema que tenha diversas formas de extração de dados, como relatórios convencionais ou dashboards com informações gráficas em tempo real, ou que trabalhe com indicadores e métricas.

A controladoria jurídica pode contribuir para o escritório de advocacia prestar um serviço de excelência e alcançar resultados mais contundentes. Quer aprender como alcançar mais resultados na advocacia?

Saiba tudo sobre o controle de rotinas!

Please follow and like us: