Escritórios de advocacia inovadores: do tradicional ao moderno

Publicado em: Sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo!

As empresas tradicionais estão cada vez mais em busca de inovação. E não é pra menos. De acordo com a Endeavor, a consultoria Innosight concluiu que empresas listadas entre as maiores do índice S&P 500 estavam presentes no ranking há cerca de 33 anos, isso em 1965. Mas em 1990 a média passou para 20 anos, e a projeção é chegar a 15 anos nas próximas décadas.

Essa mudança aponta uma grande transformação no mercado, que não mais demanda um montante absurdo para empreender. As startups não dependem mais do financiamento dos bancos. Em um ambiente competitivo como o jurídico, ter escritórios de advocacia inovadores é uma ótima forma de não ser deixado para trás. Mas como realizar essa transição do tradicional ao moderno? Com profundas mudanças, sejam de estrutura, na tomada de decisões, na experimentação de novas ideias. 

O tradicional passa credibilidade, mas é importante se modernizar. Quer saber como ter escritórios de advocacia inovadores? Confira!

Escritórios de advocacia inovadores: como ter um?

Escritórios de advocacia inovadores são aqueles que adotam uma nova perspectiva em suas relações internas e externas. O tradicionalismo abre espaço para um comportamento empreendedor e visionário do advogado. Novas formas de relacionamento com clientes, práticas menos litigiosas, tarefas assumidas pela tecnologia. 

Separamos abaixo 4 dicas para ter escritórios de advocacia inovadores!

Prepare-se para receber a nova geração de advogados

Advogados mais antigos no mercado são mais resistentes às transformações. Eles apresentam dificuldades em se adequar à revolução digital que avança e provoca profundas mudanças na forma de se fazer negócios e no comportamento da sociedade. É preciso uma quebra de paradigmas e uma abertura de mentalidade para o novo que, em geral, eles não apoiam.

Em contraponto a essa geração, os advogados mais jovens, das gerações Y e Z, já carregam um grande potencial inovador e uma nova forma de trabalhar. Seu objetivo único não é uma boa remuneração ou o status. O padrão deles é agir com propósito. 

Escritórios de advocacia inovadores estão prontos para receber essa juventude com perfil completamente diferente. O ambiente do escritório é propício para que eles “pensem fora da caixa” e implementem práticas nada tradicionais. Não é suficiente falar em boa remuneração e em políticas de bonificação. 

Esses advogados inovadores veem o trabalho de outra forma. Eles querem sentir prazer e orgulho do que produzem. E não hesitam em buscar outro caminho caso não estejam satisfeitos. Por isso, inspire a criatividade e crie processos internos que estimulam a inovação se você quer fazer parte dos escritórios de advocacia inovadores. 

Invista na mudança de mindset

Sabe essa mentalidade presa ao passado, avessa às novas soluções tecnológicas aplicadas ao Direito? É uma forma de pensar que trava escritórios de advocacia inovadores. Por esse motivo, investir na mudança de mindset (paradigma de pensamento) é fundamental para que você consiga inovar de fato.

É preciso ocorrer mudanças profundas e estruturantes no jeito de pensar e fazer as coisas no escritório. A transformação começa pelo seu propósito de existência na advocacia, pela missão do escritório. Para crescer e acompanhar as mudanças, não se deve apenas trabalhar o diferencial competitivo e ser produtivo. Os sócios e gestores de escritórios devem pensar uma nova forma de organização e tomada de decisões.

Um mindset voltado para a experimentação de novas ideias (ecossistema de inovação) é o caminho dos escritórios de advocacia inovadores. E esse paradigma deve ser transmitido para toda a sua equipe, que deve estar igualmente sintonizada na inovação. Assim, será possível enxergar novas oportunidades e lidar de forma positiva com as mudanças de cenário.

Mudar o padrão mental é urgente, mesmo que a estabilidade e a segurança do mindset tradicional sejam sedutoras. 

Realize melhorias contínuas

A velocidade das mudanças no mercado jurídico é altíssima. E essa volatilidade deve ser acompanhada de perto pelos gestores e sócios de escritórios de advocacia inovadores. Afinal, a cada transformação pode ser necessária uma melhoria ou um reajuste nos processos. Por isso, o pensamento de melhoria contínua deve permear a atividade. E a melhor maneira de realizá-la é usar e abusar da tecnologia.

Novos produtos tecnológicos surgem todos os dias para facilitar a rotina jurídica e eles não devem ser encarados como concorrência. Na verdade, para aproveitar ao máximo essa nova realidade inovadora, é preciso potencializar o valor humano das relações, a inteligência e o ambiente criativo.

Com softwares jurídicos, inteligência artificial e jurimetria, cabe aos profissionais se aprimorarem naquilo que a tecnologia jamais fará: relação humana. Melhorar a qualidade do atendimento, diversificar os serviços e conquistar novos clientes e parceiros é fundamental em escritórios de advocacia inovadores. É a valorização do elemento humano do negócio.

Apoie a transformação do setor

Mudar o mindset, receber a geração mais inovadora e realizar melhorias contínuas são ótimos passos para ter escritórios de advocacia inovadores. No entanto, ser parte da mudança do mercado também é fundamental. Por isso, apoie a transformação do setor. Troque experiências e faça a sua parte para que o mercado jurídico se adeque melhor a essa nova realidade.

Uma mudança só é possível quando existem agentes empenhados a construí-la e a mantê-la. Ao invés de reclamar do conservadorismo e da lentidão do mercado jurídico diante das novidades tecnológicas, modifique seu próprio escritório para que ele se integre ao novo pensamento. 

Quanto mais negócios jurídicos aderirem à cultura colaborativa e inovadora, focada no valor humano, maior a chance de o ecossistema se transformar. Afinal, os clientes também estão inseridos nessa transformação digital e, certamente, terão mais afinidade com os escritórios que se apresentarem ligados à inovação. Você deve oferecer a seu público um serviço com o qual eles se sintam conectados. E não há maneira melhor do que se mostrar como parte da transformação.

Os escritórios de advocacia inovadores aliam-se às novidades que a modernidade trouxe para o Direito. Com jovens talentosos e hiper-conectados, com o mindset alinhado à tecnologia e com as melhorias contínuas, se tornam parte de um ecossistema de inovação. Mas isso depende muito do material humano presente no escritório. 

Quer saber como ter um time capaz de inovar na advocacia? Escute nosso podcast!