Conheça os 06 passos para implementar uma Gestão Jurídica de sucesso!

Publicado em:

O que os melhores e mais proeminentes escritórios de advocacia tem em comum? Se você pensou somente em “excelentes advogados”, está muito enganado. A resposta certa aqui é: gestão jurídica.

Você sabia que desde a década de 90 a advocacia vem sofrendo alterações na sua forma de atuação? Foi-se o tempo em que tudo o que o advogado de sucesso precisava era em um local para trabalhar e esperar clientes que viessem através do seu bom nome, pois detinha conhecimento e isto era suficiente para atrair novos clientes.

Atualmente, os melhores escritórios de advocacia se baseiam em uma mentalidade empreendedora e utilizam a gestão jurídica como pilar fundamental de sucesso.

O que é e por que apostar na gestão jurídica?

A gestão jurídica nada mais é do que aplicar os fundamentos de administração ao meio legal. Somente encarando o escritório de advocacia ou departamento jurídico com um olhar profissional de fato é possível se sobressair e enfrentar o enorme e disputado mercado jurídico do Brasil.

Estar atento às movimentações do mercado, às novas tecnologias, aos riscos e oportunidades, ter um planejamento estratégico, estruturar as rotinas e procedimentos internos, tudo isso é essencial para abrir um novo escritório ou reafirmar a sua presença.

Separamos algumas dicas importantes para quem está começando na gestão jurídica:

 1 – Tenha um planejamento estratégico

Sem um planejamento estratégico é impossível chegar a algum lugar na gestão jurídica. Antes de mais nada, deve-se entender porque o escritório ou departamento existe (ou irá existir), sua missão, visão e valores, analisar o mercado, mapear a concorrência, identificar as áreas de atuação, identificar os pontos fortes e principalmente os pontos fracos e então traçar a melhor estratégia com base nas informações obtidas.

2 – Possua objetivos claros

Os objetivos da gestão jurídica devem ser traçados seguindo o plano estratégico. Mas, como saber se estão sendo alcançados? Como saber se algo precisa ser ajustado?

Na gestão jurídica, a metodologia OKR (Objective and Key Results) é usada no Google desde o seu primeiro ano e pode ser usada por qualquer empreendimento. Resumidamente, o OKR consiste em dois componentes: o Objetivo  (Objectives), representado de forma mais subjetiva (“aumentar a carteira de clientes”) e os Key Results, conjunto de métricas usadas para medir o progresso do empreendimento (“aumentar o número de participação em eventos de X para Y”).

3 – Use e abuse da tecnologia

Não tem como fugir: a tecnologia está presente no dia a dia de todos e não deve ser diferente na gestão dentro dos escritórios e departamentos jurídicos. Uma gestão jurídica de sucesso tem o apoio de ferramentas para acompanhar os processos, alertar sobre reuniões e audiências importantes, medir os resultados, fazer o controle administrativo e financeiro, o arquivamento de documentos digitais entre outras tão importantes quanto estas.

É de suma importância que se tenha estes controles, e possuir uma única ferramenta que faça tudo isso é um grande diferencial. Isso porque a visão do negócio na gestão jurídica fica concentrada em um único lugar: desde a quantidade total de processos e seus respectivos andamentos, assim como as custas e honorários a receber, gastos do escritório e relatórios de produtividade dos colaboradores. Veja aqui como a Preâmbulo pode ajudar o seu escritório ou departamento jurídico.

4 – Sempre cuide do seu financeiro

Um ponto crítico para os escritórios e departamentos jurídicos é não ter uma visão completa do seu financeiro. Normalmente, nota-se que na maioria dos escritórios este controle é feito de forma segmentada e, não muito raro, prejuízos são descobertos tardiamente, pois o controle financeiro do escritório em si corre em separado do processual. É necessário uma visão completa do financeiro, o monitoramento e controle dos gastos, o acompanhamento das custas do processo (principalmente se o escritório faz o adiantamento do pagamento de custas para os clientes), um controle eficaz da emissão de notas fiscais, entre outros.

Estas ações não só evitam problemas, como revelam se é possível contratar mais pessoas, realizar investimentos em equipamentos, consultorias, ampliar a estrutura, etc.

5 – Acerte no público-alvo e trabalhe para o sucesso dele

Ter uma metodologia bem aplicada em seu escritório é fundamental, mas tão importante quanto isso é trabalhar para os clientes certos e ter em mente que o sucesso deles é imprescindível para o seu próprio sucesso. Clientes satisfeitos são o seu melhor marketing, pois representam grandes chances de recontratação de serviços. Também representam uma grande porcentagem na aquisição de novos clientes, que virão por indicação – o famoso marketing boca a boca.

O escritório Weil, Gotshal & Manges, ranqueado entre os Top 10 escritórios americanos de maior prestígio em 2020 pela Forbes, tem como principais valores: entender plenamente o negócio e a cultura dos clientes, focar nos objetivos dos mesmos e ajudá-los a resolver seus problemas da melhor maneira e com o melhor custo possível.

Também compartilham esses valores os escritórios Davis Polk & Wardwell e o Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom, este último ocupando a segunda posição do ranking.

Podemos aprender com estes grandes escritórios que dominar o conhecimento legal não é suficiente. O grande diferencial está em entender os seus clientes e principalmente o que os clientes precisam.

6 – A gestão jurídica bem aplicada é sinônimo de sucesso

Obviamente, a gestão jurídica é um assunto com muito mais a ser explorado. É preciso ter o apoio de ferramentas eficazes para que a gestão seja implementada com sucesso. Neste caso, a tecnologia é a melhor aliada dos escritórios e departamentos jurídicos. Além disso, é importante garantir que toda a equipe esteja alinhada para que os objetivos sejam alcançados com sucesso. Seguindo estes passos, é possível iniciar a gestão jurídica em seu escritório ou departamento. Caso queira saber como a Preâmbulo pode te ajudar neste processo, agende uma conversa com um de nossos consultores.

Gostou deste conteúdo? Curta, comente e compartilhe!

Please follow and like us: