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Home office: 8 dicas para manter sua produtividade

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Sem tempo? Conteúdo narrado, disponível para você!

O home office ou trabalho remoto é uma solução adotada por muitos escritórios inovadores. Atualmente, é a saída para muitos profissionais do mercado de trabalho. Em situações de crise, como a que ocorre na pandemia do COVID-19, home office é a forma que muitas empresas e escritórios de advocacia encontraram para manter suas atividades. Felizmente, a transformação digital pela qual passamos nos possibilita exercer um bom trabalho de forma remota, sem perda de qualidade.

O maior problema, porém, pode ser a produtividade. Muitos advogados não estão acostumados com o home office. Relatam a dispersão em casa, o que afeta diretamente seu desempenho. Pensando nisso, separamos 8 dicas para manter sua produtividade no trabalho remoto. Confira!

Determine um local para seu trabalho

Existe um cômodo em sua casa mais apropriado para o home office? Algo que possa fazer as vezes de escritório? Defina um local para trabalhar e equipe-o com tudo que você precisa para realizar suas atividades normalmente. Como o trabalho do advogado é essencialmente intelectual, escolha um lugar mais silencioso, distante da janela virada para a rua, por exemplo. E não se esqueça de ter uma boa iluminação e ventilação para seu conforto.

Para deixá-lo ainda mais amigável, você pode colocar algo com o que se identifique: planta, foto de família ou bandeira do time de futebol pode tornar seu espaço mais “profissional”.

Mantenha seu local de trabalho organizado

O home office é um tipo de trabalho que demanda habilidades diferentes dos advogados. A disciplina é a maior delas. E disciplina tem a ver com organização. Não adianta ter um local de trabalho definido, mas desorganizado. O ambiente laboral, seja em casa ou no escritório, precisa estar com tudo no lugar para facilitar suas atividades e sua produtividade. O fato de ninguém ver sua bagunça não é uma justificativa plausível.

Tenha em mente que esse espaço é seu escritório em casa. Por isso, ele não deve conter elementos que não digam respeito ao seu trabalho. Isso é fundamental para evitar distrações. Quando você conta com as ferramentas e equipamentos corretos, sua produtividade aumenta.

Evite interrupções

Por falar em distrações, o home office pode ser muito tentador para você fazer qualquer coisa, menos trabalhar. Isso se aplica principalmente se você tem filhos e animais de estimação. É preciso educá-los sobre seu espaço e sobre sua função naquele local. Se você mora com outras pessoas, deixe bem claro seu horário de trabalho e seus hábitos de home office.

Além disso, não resolva problemas pessoais nem perca horas navegando na internet durante o horário de trabalho. Assim como no escritório ou no departamento jurídico, separe essas atividades para seus momentos de pausa ou de lazer.

Faça pausas

As pausas no home office são fundamentais para sua produtividade. É muito comum ver relatos de advogados dizendo que trabalham muito mais em casa do que no escritório ou na empresa. Isso é, de fato, comum. Em muitas situações, esses profissionais ficam imersos em suas atividades, naquele local organizado e silencioso, e se esquecem de beber água, pegar um café ou parar para almoçar.

E isso é muito ruim para a produtividade. Espairecer as ideias, respirar, descansar a vista e a cabeça é importante para qualquer profissional. Nas pausas, inclusive, é possível ter uma nova ideia para aquela contestação ou encontrar uma nova solução para a empresa do cliente.

Estabeleça uma jornada de trabalho

Diretamente relacionado às pausas, está a jornada de trabalho. Para ser produtivo no home office, o advogado deve estabelecer suas horas diárias que serão dedicadas para suas atividades. A grande vantagem de trabalhar em casa é poder adequá-las às suas preferências.

Muitos têm mais produtividade à noite e de manhã. É possível separar 4 ou 5 horas em cada turno. Use as demais horas para ficar com a família, fazer uma chamada de vídeo com os amigos e praticar exercícios.

Atente-se para sua comunicação

Mesmo em casa, os advogados precisam se comunicar com seus colegas, clientes e estagiários. Para que essa comunicação seja eficiente e contribua para a produtividade, você pode adotar algumas ferramentas.

Enquanto as reuniões presenciais não forem possíveis, você pode utilizar os aplicativos de videoconferência, com Skype e Google Hangouts. Os aplicativos de mensagens já conhecidos são ótimos para dúvidas rápidas. Outro bom app que facilita o trabalho em grupo é o Slack.

A ideia é ter uma boa dinâmica de comunicação no home office para garantir a produtividade de todos e alinhar a rotina de trabalho.

Com o CPJ-3C, a comunicação se torna mais eficiente pois todas as informações ficam centralizadas no software, que ainda conta com a automação de tarefas via workflow. Inclusive, algumas etapas dos fluxos padrões podem ser parametrizadas com checklists personalizados de acordo com a necessidade do seu escritório. Também é possível desenvolver fluxos personalizados.

Organize suas tarefas diariamente

A produtividade é intimamente ligada à organização. O trabalho em casa deve ser igualmente organizado, como se fosse no escritório. E, para que seu home office seja produtivo, você deve ter uma rotina de trabalho, com tarefas definidas conforme prioridade. Faça uma lista das tarefas que devem ser executadas durante a semana e organize-as dentro da jornada de trabalho definida. Encaixe suas outras atividades, como lazer e exercício físico, nas outras horas.

Para quem não tem costume de fazer home office, isso pode ser mais difícil no início. É importante fazer testes com horários para entender em quais momentos do dia suas tarefas são melhor executadas. E, mais um vez, lembre-se da necessidade das pausas.

Uma ótima forma de organizar suas tarefas é por meio do CPJ-3C. Além de integrar informações sobre o escritório de advocacia, os clientes e os processos, ainda pode ser colocado na nuvem. Ou seja, pode ser acessado do seu notebook em casa ou em qualquer outro lugar. Outro ponto positivo é que o CPJ-3C possui automação de tarefas através do workflow, o que contribui para sua organização e para o fluxo de trabalho de todos os profissionais que trabalham com você.

Use agenda

A agenda é a ferramenta mais utilizada por quem trabalha de home office. É ela a responsável por organizar suas tarefas, inclusive. Você pode optar pelo método tradicional, da agenda em papel, que ainda é muito utilizada por aqueles que precisam escrever para dar mais atenção à situação. No entanto, quem utiliza um software jurídico, pode utilizar a agenda da própria solução.

Trabalhar em casa pode ser um desafio para muitas pessoas. Mas o home office é uma grande tendência ao redor do mundo. E é possível manter a produtividade alta mesmo nessa modalidade de trabalho, como acabamos de demonstrar. O uso de ferramentas, como o CPJ-3C, facilita ainda mais sua rotina em casa.

Conheça um pouco mais sobre o que o CPJ-3C pode fazer por você!