Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Advocacia • 30 de março de 2023

Como a Análise SWOT pode ajudar o seu escritório de advocacia?

análise swot para escritórios de advocacia

Navegue por tópicos

A Análise SWOT é uma ferramenta muito importante no planejamento estratégico da advocacia. Qualquer gestor do escritório deseja ter um processo que aponte as melhores ações para atingir as metas definidas para o escritório, certo? E essa definição depende diretamente de uma análise das condições internas e externas ao negócio.

É exatamente essa análise que chamamos de SWOT. Com ela, é possível organizar pontos como:

. Onde você quer chegar?

. O que fazer para atingir tal patamar?

. O que pode ameaçar ou impulsionar seu escritório na hora de concretizar os objetivos?

Então, para começar, vamos lá conhecer como essa ferramenta funciona!

 

Antes de tudo, entenda o que é Análise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico. Sua função é fazer um diagnóstico completo do negócio e do ambiente que o cerca. Desenvolvida na década de 60 e também chamada de Matriz SWOT, ela é capaz de nos apontar questões fundamentais de um escritório de advocacia, tais como:

  • Forças (Strengths): fatores internos que colocam um escritório de advocacia em posição de destaque no mercado e na frente dos concorrentes. O uso de tecnologias avançadas de gestão é um bom exemplo.
  • Fraquezas (Weaknesses): fatores internos que podem atrapalhar o desempenho do escritório no mercado e frente a seus concorrentes, como a desorganização dos processos internos.
  • Oportunidades (Opportunities): fatores externos que impulsionam o escritório a melhorar seu desempenho em relação aos concorrentes, como parcerias sólidas com outros escritórios.
  • Ameaças (Threats): fatores externos que prejudicam o escritório em relação ao mercado e aos stakeholders (clientes, fornecedores etc.), como crise econômica ou mudanças legislativas.

Podemos dizer então que a análise SWOT colabora diretamente com o planejamento do escritório, pois identifica as potências e as deficiências do negócio, permitindo que o gestor encontre formas de se beneficiar disso e atingir os objetivos estabelecidos.

análise swot para escritórios de advocacia

Percebeu como a Análise SWOT é importante para seu escritório de advocacia?

Caso ainda não, vamos a um pensamento bem simples sobre a Análise SWOT:

Você, gestor, conseguiu apontar todos os fatores que interferem no ambiente interno e externo do escritório. Para isso, analisou as atividades exercidas, como os processos internos relacionados ao cliente, aos profissionais, à tecnologia, ao marketing, à cultura organizacional

Em outras palavras, você identificou os diferenciais importantes do seu escritório que favorecem seus serviços. E então, o que fazer com eles? Enaltecer! Se já conhece sua vantagem competitiva, ela deve ser utilizada em máxima potência.

Por exemplo, se o seu escritório é o único especializado em sua região em direitos trabalhistas para médicos, aproveite esse fator para criar um cenário favorável para seu negócio, investindo em marketing jurídico bem direcionado e adotando outras ações.

Por outro lado, você encontrou algumas deficiências que desfavorecem seus serviços advocatícios. O que fazer? Corrigi-las. Os pontos negativos devem ser encarados como oportunidades de melhorias. Assim, você direciona sua gestão para corrigir essa desvantagem.

 

De forma mais simples, veja os benefícios da Análise SWOT

A Análise SWOT é de suma importância em seu escritório, pois abre o olho do gestor sobre as atuais condições de seu negócio. É um grande benefício, pois, como acabamos de apontar, permite explorar oportunidades e pontos fortes, corrigir pontos fracos e se prevenir de ameaças.

Diante disso, apontamos 3 grandes benefícios da Análise SWOT:

 

1.   Tomada de decisões estratégicas

Quando se tem clareza de todas as questões que giram em torno de um negócio, o gestor consegue tomar decisões de maneira mais estratégica. Ele enxerga pontos fortes e fracos, o que o permite estabelecer vantagens e desvantagens perante a concorrência ao elaborar seu planejamento e aumentar a eficiência do seu escritório.

Isso significa potencializar o resultado das ações, seja de enaltecimento das qualidades ou de melhoria contínua das falhas. Com um mapeamento completo do escritório de advocacia, o gestor enxerga possibilidades de evolução e tem maior assertividade ao traçar estratégias com embasamento técnico.

 

2.   Identificação de oportunidades do mercado

As pesquisas e estudos feitos com a análise SWOT no ambiente externo permite ao gestor entender melhor o mercado e identificar as oportunidades de crescimento. Com um planejamento embasado, evita-se o “tiro no escuro” ou o “passo maior do que a perna”.

 

3.   Ótimo custo benefício

Se você está pensando que fazer uma Análise SWOT demanda muitos recursos, está errado. Ela pode ser feita internamente de maneira simples ou é possível também contratar um serviço especializado.

Seja qual for a escolha, a partir dos resultados obtidos, o gestor traça estratégias para evoluir o escritório de advocacia. O retorno sobre o investimento, sem dúvidas, compensa muito.

 

Mas como colocar em prática essa análise no escritório de advocacia?

Quais são as melhores experiências e as áreas de maior domínio de seu escritório de advocacia? Elas podem ser diferenciais perante concorrentes. O que impede seu escritório de ser melhor? São seus pontos fracos.

Como fazer a análise SWOT no escritório de advocacia? De maneira bem simples, são duas etapas: análise interna e análise externa.

A análise do ambiente interno é o momento em que você busca os fatores internos que influenciam seus serviços. São as forças e as fraquezas. Separe seu “produto” do mercado para não ter influência do ambiente externo. E o que fazer? Veja:

  • Pontue somente dados e fatores sob seu controle.
  • Elenque todas suas vantagens frente à concorrência e as qualidades que podem ser consideradas seu diferencial, que tornam seu escritório mais competitivo;
  • Liste todas as possíveis fraquezas do escritório, aquilo que está prejudicando ou pode prejudicar seu negócio no futuro, e analise o grau de dificuldade deles.

A análise do ambiente externo é olhar para o mercado. São variáveis incontroláveis, sobre as quais você não tem poder para agir diretamente, mas pode se prevenir de seus impactos. Por isso, devem ser mapeados ou explorados com atenção. E como fazer?

  • Pontue somente dados e fatores fora do seu controle, que não podem servir de base para sua estratégia, mas que devem ser considerados como possibilidades;
  • Analise as forças externas que influenciam ou podem influenciar negativamente os planos do seu escritório de advocacia (ameaças).
  • Explore as oportunidades que são positivas para o seu negócio.

 

Análise SWOT cruzada

Por fim, se quiser se aprofundar na Análise SWOT, você ainda pode cruzar as informações levantadas na chamada Análise SWOT Cruzada. Ela pode ajudá-lo a traçar planos de ação inovadores. Veja de forma simplificada:

  • Estratégia Ofensiva: Forças + Oportunidades = vantagens competitivas;
  • Estratégia de Reforço: Fraquezas + Oportunidades = superação de impactos negativos;
  • Estratégia de Confronto: Forças + Ameaças = prevenção de impactos negativos;
  • Estratégia de Defesa: Fraquezas + Ameaças = redução de danos e proteção do negócio.

Com a Análise SWOT, é possível ter um escritório de advocacia com ações mais assertivas e melhor desempenho.

Qual é sua ferramenta de gestão estratégica?

Confira também

Anterior

Advocacia

7 principais metas para seu escritório de advocacia

Não temos como negar, estabelecer metas é uma das principais práticas do nosso cotidiano. Até porque, de nada adianta definirmos […]

Próximo

análise swot para escritórios de advocacia

Gestão jurídica

Equipe plural na prática jurídica

Você tem uma equipe plural em seu escritório de advocacia ou departamento jurídico? Mescla profissionais jovens, de mentalidade inovadora, com […]