Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão • 15 de março de 2018

Como melhorar a gestão jurídica com a tecnologia

Navegue por tópicos

A presença da tecnologia na gestão jurídica aprimora todos os processos internos de um escritório de advocacia. A equipe de profissionais sente imediatamente os benefícios da adoção de ferramentas e soluções tecnológicas, especialmente no que diz respeito à produtividade, à organização e ao profissionalismo.

Veja como a tecnologia beneficia a gestão jurídica!

Produtividade

Utilizar a tecnologia é sinônimo de produtividade. Na prática jurídica, existem muitas tarefas repetitivas e burocráticas (pesquisa de jurisprudência, andamento processual etc.) que podem ser realizadas por soluções simples, como softwares e aplicativos.

Edição de textos, agenda, bloco de notas, scanner manual, grupos online de trabalho, organizador, armazenamento em nuvem são apenas algumas soluções que tornam o advogado mais produtivo e eficiente.

Ao simplificar e facilitar as tarefas do profissional, gasta-se menos tempo com elas. Essa agilidade faz com que o advogado possa se dedicar às atividades em que é fundamental sua presença, como as reuniões com clientes e parceiros.

 

Organização e gestão profissional

Na mesma ideia da produtividade, a tecnologia na gestão jurídica confere organização aos advogados e demais profissionais. A automação da gestão por meio de soluções, aplicativos e softwares jurídicos contribui para que o gestor organize todos os processo internos e externos do escritório.

Especialmente os softwares jurídicos auxiliam no controle de finanças, gestão de material e de pessoal, relacionamento com clientes e na gestão administrativa. Em suma, por meio da tecnologia, é possível realizar uma gestão mais profissional do escritório, que deve ser visto sempre como um negócio.

Redução de custos

A tecnologia melhora a gestão jurídica também quando possibilita a redução de custos em um escritório de advocacia. Com o advento da internet, da inteligência artificial e das ferramentas de digitalização de documentos, editores de textos e outras soluções tecnológicas, a gestão prescinde de recursos antes necessários.

Equipamentos de scanner e material de escritório, por exemplo, são minimamente necessários. Como a produtividade da equipe aumenta, é preciso menos funcionários. Em suma, há uma grande economia de recursos materiais e humanos.

Segurança e continuidade de negócios

A advocacia é uma atividade que trabalha com informações sigilosas a todo momento. Por isso, todo escritório se preocupa em garantir a segurança dos dados constantes em seus documentos. A tecnologia, felizmente, avançou o suficiente para possibilitar a criação de soluções como armazenamento em nuvem, backup automático de informações e softwares jurídicos.

Por meio delas, os dados ficam seguros e resistem a incidentes físicos que os colocam em risco. Isso garante a continuidade dos negócios, uma vez que a informação está disponível virtualmente.

A melhora na gestão jurídica por meio da tecnologia é evidente. A cada dia, presenciamos muitas inovações na advocacia que revolucionarão a forma de lidar com o Direito. Ou você nunca ouviu falar sobre jurimetria? Se não, nosso texto sobre o assunto é perfeito para você!

Confira também

Anterior

Gestão

Tudo o que você precisa saber sobre controle de rotinas nos escritórios

Definir fluxos de trabalho, alinhar equipe, traçar estratégias de atendimento ao cliente são tarefas que fazem parte do controle de […]

Próximo

Tecnologia

6 razões para usar um software jurídico em seu escritório de advocacia

A revolução tecnológica atingiu os escritórios de advocacia e proporcionou a criação de uma ferramenta indispensável para a gestão desse […]