Novos clientes, como conquistá-los?

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O universo jurídico brasileiro é marcado por uma concorrência acirrada. Somos o país com mais cursos de Direito no mundo, o que implica em um altíssimo número de advogados e, consequentemente, de escritórios de advocacia. Diante dessa realidade, há uma grande disputa por clientes e um empenho no sentido de se destacar para consegui-los.

Listamos 4 boas práticas para conquistar novos clientes e consolidar a marca do seu escritório. Confira!

Participando de eventos jurídicos

Os escritórios de advocacia que adotam práticas de prospecção de clientes estão sempre presentes em eventos jurídicos. Feiras, conferências, congressos e eventos comemorativos são ótimas oportunidades de fazer networking, aumentar a visibilidade do negócio e aprimorar os conhecimentos.

O networking ou rede de contatos garante que outros profissionais conheçam o trabalho realizado pelo seu escritório, o que aumenta a chance de conseguir indicações. Esse contato com outros profissionais do ramo também pode ser muito positivo para firmar parcerias de negócio.

Se seu escritório trabalha exclusivamente com Direito do Trabalho, por exemplo, pode estabelecer uma parceria com um escritório de Direito Previdenciário. Isso costuma render bons frutos para ambos (afinal, é uma parceria), e isso passa necessariamente pelo aumento no número de recomendações de clientes.

A atualização e aprimoramento dos conhecimentos jurídicos é uma forma de se destacar como referência em sua área, e sabe-se que os clientes preferem advogados especializados.

Realizando um bom marketing jurídico

A captação de clientes não pode derivar apenas de indicações. Um bom marketing jurídico é fundamental para que um escritório aumente sua cartela. Mesmo com as limitações impostas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB, os escritórios podem adotar algumas práticas e estratégias de publicidade para agregar valor à marca e conseguir novos clientes.

Uma delas é o marketing digital, feito por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens, sites, blog e outros veículos. Uma das tendências é o marketing de conteúdo, que consiste, entre outras práticas, em manter blogs com conteúdos relevantes de sua área de atuação. É um meio de informar um potencial cliente acerca de uma dúvida que ele possui, demonstrando autoridade do profissional sobre o assunto.

Cadastrando seu escritório no Google Places

Quando você precisa de alguma informação sobre um lugar ou um serviço, a primeira coisa que faz é digitar no Google, certo? Não pense que com clientes de advocacia é diferente. É comum vermos nas buscas os termos “advogado trabalhista são paulo” ou semelhantes. Os resultados mais relevantes aparecem em primeiro lugar e levam em consideração a localização do usuário.

Por isso, cadastrar seu escritório de advocacia no Google Places é um boa ideia para ser visto e captar mais clientes. Assim que seu endereço for ativado em sua região, ele aparecerá nas buscas.

Utilizando um software jurídico de gestão

Para conquistar novos clientes, é preciso ter uma ótima reputação com os atuais. Isso passa necessariamente por uma prestação de serviços jurídicos excelentes. Manter os processos organizados, comparecer pontualmente às reuniões, audiências e eventos, ter a guarda segura das informações da parte que representa, todas essas atitudes envolvem um serviço de qualidade no escritório de advocacia.

Para que isso seja possível, a adoção de um bom software jurídico é fundamental. Por meio dele, controla-se processos e agendas com muita facilidade. O CPJ-3C, por exemplo, é uma ferramenta de gestão que contribui por meio da automação de tarefas, fazendo com que o advogado empregue melhor seu tempo em atividades em que se faz essencial.

Quando um escritório é conhecido por não perder prazos e por oferecer uma assistência jurídica impecável aos seus clientes, torna-se muito mais fácil aumentar a clientela.

 

Utilizar a tecnologia e o networking são ótimas formas de conquistar novos clientes e garantir a satisfação dos atuais. Quer saber como se estruturar para vender e aumentar ainda mais sua clientela? Leia nosso post sobre o assunto!